Voltar

Funasa promove Workshop da Saúde Ambiental

Funasa promove Workshop da Saúde Ambiental

Servidores da Funasa e representantes de outras instituições se reúnem para trocar conhecimento, experiência e formular indicadores que subsidiarão as ações de saúde ambiental no país
Por Daniel Ribeiro e Natália Bosco

Publicação: Sex, 27 Set 2019 17:45:32 -0300

Última modificação: Sex, 27 Set 2019 17:47:15 -0300

Diretora do Departamento de Saúde Ambiental Débora Silva Figueiredo discursa na abertura do evento

Foto: Daniel Ribeiro

No Dia Mundial da Saúde Ambiental, servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), promoveram a abertura do Workshop sobre Índice e indicadores de Saúde Ambiental, ontem (26/09), no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília.

O Workshop, que aconteceu também nesta sexta-feira (27/09), tinha como objetivo promover encontro com pesquisadores e servidores da Funasa a fim de conhecer e difundir conhecimentos sobre o uso de indicadores e elaboração de índice universal de mensuração da saúde ambiental.

No decorrer da tarde da última quinta-feira, aconteceram três palestras na sede da Funasa: Projeto Sanrural, com Paulo Sérgio Scalize, professor da Universidade Federal de Goiás; Aplicação de indiciadores de saúde ambiental no contexto dos PMSB e PSSR, com o consultor da Assemae, Dirceu Scaratti; e Saneamento Ambiental na Paraíba: um olhar para os municípios de pequeno porte, por Patrícia Feitosa, da Universidade Federal de Campina Grande.

Na tarde desta sexta-feira, foi realizado um Trabalho em grupo com Paulo Sérgio Scalize e a realização de dois debates pela manhã: Debate 1: Proposição de Indicadores - Composição do Índice de Saúde Ambiental (Continuação) e Debate 2: Aplicação piloto (Metas), que continou a tarde. 

A Coordenadora de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (Cocag), Silene Ximenes, destacou que um dos pontos mais positivos do workshop foi reunir na Funasa pessoas da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (Cgvam) e pesquisadores. "Eles trazem uma visão, não só da informação que é gerada para o país, mas também toda a produção de conhecimento que está sendo realizado", disse.

Abertura do Workshop

O evento começou, às 9h, a partir da Mesa de Abertura, formado pela diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) Débora Silva, o diretor substituto Ricardo Arantes, a procuradora-chefe da PFE Ana Sallet Gulli e a servidora da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (Cgvam), do Ministério da Saúde, Thaís Cavendish.

A diretora do Desam Débora Silva Figueiredo, que representou o presidente Ronaldo Nogueira, falou sobre a importância do evento no Dia Mundial da Saúde Ambiental e da articulação entre os poderes Executivo e Legislativo para melhorar a vida de milhões de brasileiros. A diretora afirmou que é preciso o esforço de cada um para contribuir na saúde ambiental. "Como nós podemos contribuir com a saúde do nosso ambiente se torne extensiva a todos onde a saúde pública não consegue chegar? Eu entendo que seja nas pequenas coisas. Seja ter o cuidado de fechar uma torneira, saber separar jogar um lixo de maneira adequada. São essas pequenas ações e que juntos nós faremos uma saúde ambiental melhor", destacou.

Já a representante do Ministério da Saúde, Thaís Cavendish, exaltou a iniciativa da Funasa em promover o Workshop e da importância de formular indicadores para saúde ambiental. "Parabenizo pela a iniciativa da Funasa para discutir aqui esse assunto que é a missão de existir da Cgvam, que é a nossa Coordenação, dentro do Ministério da Saúde É justamente formular políticas de saúde ambiental pensando em indicadores, pensando nas melhores maneiras de mensurar como anda e como se desenvolve a saúde ambiental para a população brasileira, focando em populações brasileiras, pensando no princípio da equidade, do Sistema Único de Saúde (SUS) e tentando espalhar essa expertise pelo país, nos estados e nos municípios", afirmou.

Thaís ressaltou o trabalho nessa área e parceria com a Fundação. "Isso é uma missão muito árdua e é valioso poder contar com a Funasa e pensar no nosso processo de elaboração de políticas, com a formulação de melhores indicadores. É muito bom que, pensando em saúde ambiental, especificamente em vigilância em saúde ambiental, que é a área que nos cabe no Ministério, é muito bom que a gente esteja aqui, hoje, celebrando o Dia Mundial da Saúde Ambiental. Não há política pública que se sustente sem indicadores, sem esse olhar de como você mensura a efetividade do seu caso, de recursos, efetividade da formação das pessoas que a gente faz nos estados, municípios", concluiu.

Em seguida, a servidora Michele Correa, da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest-PB), abordou o tema Inclusão do Brasil como membro da International Federation of Environmental Health (IFEH) e falou da importância da produção científica para tornar a instituição ainda mais conhecida e reconhecida pelo trabalho realizado em saneamento e saúde ambiental.

Por volta das 10h30, aconteceu a Mesa Redonda: Indicadores de Saúde Ambiental, formada pelo coordenador de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico (Copet) Rômulo Henrique da Cruz, do Desam; o engenheiro do Densp, Cícero de Paula; professor da Universidade Federal de Goiás, Paulo Sérgio Scalize e a servidora da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (Cgvam), do Ministério da Saúde, Thaís Cavendish.