Voltar

Funasa realiza ações de apoio à Vigilância da Qualidade da Água em Petrópolis/RJ

Funasa realiza ações de apoio à Vigilância da Qualidade da Água em Petrópolis/RJ

Ação de apoio foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Lacen/RJ, Vigilância Ambiental de Petrópolis/RJ e Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis/RJ
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 21 Mar 2022 18:04:57 -0300

Última modificação: Seg, 21 Mar 2022 18:09:30 -0300

Técnicos fazendo coleta de água para análise

Foto: Suest-RJ/Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Rio de Janeiro (Suest/RJ), realizou uma ação conjunta de atendimento ao município de Petrópolis/RJ, entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março. A série de ações foi voltada para o Apoio a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, devido aos desastres causados pelas fortes chuvas na região, e desenvolvida pela Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam).

Em fevereiro, as atividades em campo iniciaram com a instalação e parqueamento da unidade laboral móvel em Petrópolis/RJ. Após traçadas as etapas da ação conjunta e definição de pontos de coleta de amostras de água, foram iniciadas as coletas e análises dos parâmetros básicos e complementares pela Funasa e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ).

As amostras foram extraídas de condomínios residenciais, casas, escolas, dentre outros. Para as análises, a equipe da Funasa pôde observar os parâmetros sentinelas - turbidez, cor aparente, pH, cloro residual livre, sólidos totais dissolvidos e presença-ausência de Escherichia coli e Coliformes totais - e, após os resultados, encaminharam o relatório à Vigilância Ambiental de Petrópolis/RJ para que fossem inserido no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e tomadas as providências necessárias.

Segundo o superintendente estadual da Funasa no Rio de Janeiro, Raul Fanzeres, além da coleta e análise, os técnicos das equipes de campo orientaram os responsáveis quanto às providências a serem tomadas e adotaram medidas corretivas emergenciais de desinfecção da água. "A chuva catastrófica assolou o município de Petrópolis, principalmente no centro da cidade, que é a área mais ocupada. Recebemos a solicitação da Câmara dos Deputados e da prefeitura de Petrópolis/RJ, pedindo apoio do Grupo de Respostas a Desastres (GRD) da Suest/RJ, então reunimos técnicos capacitados que foram até o local realizar coletas, análises e orientações à população sobre a manutenção e limpeza dos reservatórios", pontuou.

Neste mês, a Funasa fez novas análises de amostras coletadas em clínicas médicas, hospitais, creches, abrigos - como as associações de moradores, escolas e igrejas - e outros locais considerados estratégicos, fornecendo também orientações para limpeza adequada dos reservatórios de água e manutenção periódica. Além disso, foram realizadas leituras dos últimos resultados das análises microbiológicas e repasse de dados à Vigilância Ambiental de Petrópolis/RJ.

Próximas etapas

De acordo com o superintendente estadual, os relatórios finais serão encaminhados para o município e para a Câmara dos Deputados, contribuindo para tomada de decisões que minimizem os impactos causados pelas chuvas. "No momento, estamos compilando todos os dados adquiridos e formulando um relatório, em parceria com os órgãos envolvidos, para encaminhá-lo para a prefeitura de Petrópolis/RJ e para a Câmara dos Deputados para auxiliá-los", disse.

Ainda, segundo o chefe do Sesam, José Roberto, está prevista uma reunião, em Petrópolis/RJ, na próxima terça-feira (22/3) entre os técnicos da Suest/RJ e da Vigilância em Saúde Ambiental do município para propor ações de apoio em Educação em Saúde Ambiental em locais estratégicos da região. "Serão sugeridas ações de Educação em Saúde Ambiental nos locais onde a população está utilizando água imprópria para consumo humano. Além disso, iremos propor a elaboração de um projeto educativo que será inserido como proposta na Plataforma +Brasil no Edital de Educação em Saúde Ambiental, que tem como uma das linhas de atuação a Educação em Saúde Ambiental voltada para os Desastres Naturais", afirmou.