Voltar

Funasa realiza análise de água em General Maynard/SE

Funasa realiza análise de água em General Maynard/SE

Além da coleta de amostras de água, foi ministrado um curso de capacitação para agentes da Vigilância sanitária
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 24 Mai 2021 18:30:59 -0300

Última modificação: Seg, 24 Mai 2021 19:39:56 -0300

Coleta de amostra de água para análise

Foto: Suest/SE

Nos dias 19 e 20 de maio, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual em Sergipe (Suest/SE), realizou a coleta de amostras de água para análise no município sergipano General Maynard. Também foi ministrado um curso sobre o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) para vigilantes sanitários da localidade.

 

A coleta de amostras de água foi feita em 12 localidades da sede do município, sete no povoado de Pedro Gonçalves, duas em Lajes, 14 em Pinga Fogo e uma em Leite Neto. As análises levam cerca de 18 horas para serem realizadas e são observados aspectos como turbidez, cor, PH e quantidade de coliformes fecais.

 

Conforme Gicelma Teixeira, chefe substituta do Serviço de Saúde Ambiental da Suest/SE, a análise da água é de grande importância para os habitantes das localidades atendidas e o objetivo é "melhorar a qualidade de vida da população por meio do controle da qualidade da água, corrigindo o que é necessário, para que a população venha a receber água potável", afirmou.

 

Capacitação para vigilantes sanitários

 

Participaram da capacitação do Sisagua seis agentes da vigilância sanitária. O treinamento durou aproximadamente quatro horas e foi ministrado pelos servidores Alexsandro Xavier Bueno e Acássia Maria Cardoso Santos da Vigilância Sanitária.

 

O intuito do treinamento foi estimular os agentes a utilizarem o Sisagua, que faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) - responsável pelo gerenciamento de riscos à saúde que estão relacionados com a qualidade da água.