Voltar

Funasa realiza coleta de amostras de água para análise em Oliveira dos Brejinhos

Funasa realiza coleta de amostras de água para análise em Oliveira dos Brejinhos

Técnicos da fundação realizaram mais de 40 coletas para análise de potabilidade da água. Resultados estão previstos para a próxima semana e irão subsidiar prefeitura na melhoria do abastecimento de água do município
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 01 Jun 2021 18:07:00 -0300

Última modificação: Ter, 01 Jun 2021 20:42:32 -0300

Técnicos da Suest/BA que estiveram presentes nas coletas e análises de água.

Foto: Suest/BA

"Ações conjuntas como essas permitem um diagnóstico mais amplo das condições dos sistemas de abastecimento de água e têm potencial muito grande no auxílio aos gestores municipais", disse Tiago Dantas, chefe da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde na Bahia (Suest/BA), em visita realizada ao município de Oliveira dos Brejinhos, nos dias 11 e 12 de maio, por servidores da fundação, para coletar amostras e analisar a qualidade da água de comunidades rurais e urbanas da cidade baiana.

A iniciativa é resultado da sinergia entre o Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) e a Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da Suest/BA e contou com a colaboração dos técnicos Tiago Dantas de Oliveira, químico e chefe da Saqua; Arismário Araújo, técnico de laboratório; Maria José do Carmo, técnica de laboratório; e Hugo Vitor de Almeida, engenheiro e analista de infraestrutura.

As inspeções ocorreram em sete comunidades rurais, onde foram coletadas 17 amostras de água, e em dois reservatórios de água na zona urbana, onde foram coletadas outras 24 amostras. Com isto, a Funasa busca analisar a qualidade da água e desenvolver um diagnóstico dos sistemas de abastecimento, além de apoiar o controle da qualidade da água para consumo humano. Dentre as áreas coletadas estão: Beira Rio, Queimada Nova, Cachoeira do Brundué, Bom Sossego, Canabrava, Brejinho da Serra Negra e Ipuçaba.

Na ocasião foi utilizada a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA), que facilitou o deslocamento e agilidade na emissão de laudos laboratoriais, ajudando a dar celeridade nas intervenções e ações corretivas que forem necessárias para a melhoria da qualidade da água.

De acordo com Hugo Almeida, o município solicitou o apoio da Funasa por meio de um ofício e, a partir disso, foi organizado um trabalho conjunto entre os técnicos. "Verificamos a situação geral do sistema de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, com base nas principais exigências das normas técnicas. Além disso, foram realizadas coletas de amostras para análises de qualidade da água nas regiões urbanas e rurais que subsidiará no diagnóstico e permitirá a identificação dos pontos que apresentam maior fragilidade no sistema. Então, indicaremos no relatório os pontos críticos do sistema e recomendaremos ações para melhorar a prestação do serviço de abastecimento de água", explicou.

Análises e resultados

Ao final das coletas, foi realizada uma reunião junto ao prefeito, Silvando Brito, ao secretário de meio ambiente, Carlos Ernani, e ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, Luiz Carlos, para relatar algumas informações preliminares da visita. O primeiro relatório direcionado a cidade já está concluído, porém a análise conjunta, entre Sesam e Diesp, está em fase final de elaboração.

Para Carlos, a inspeção da Funasa foi fundamental para a cidade baiana, pois, com as analises, os técnicos municipais terão um direcionamento no tratamento de água. "Com a visita pudemos constatar que não haveria a necessidade de executar obras tão grandes, além de ter um direcionamento maior o sobre como tratar a água e poderemos aproveitar esse conhecimento para fazer o que deve ser feito", ressaltou.

O diagnóstico será elaborado e enviado ao município. Nele, serão indicados os pontos críticos dos sistemas que ainda precisam ser corrigidos, sugerindo melhorias à sustentabilidade do sistema e destacando as normas de referência da área de saneamento básico.