Funasa realiza diagnóstico situacional da água em Tartarugalzinho/AP

Funasa realiza diagnóstico situacional da água em Tartarugalzinho/AP

70% da água distribuída às oito comunidades foram diagnosticadas como impróprias para consumo. A equipe da Funasa e da Vigiagua realizaram a desinfecção em pontos estratégicos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 17 Ago 2021 18:04:38 -0300

Última modificação: Ter, 17 Ago 2021 18:06:51 -0300

Desinfecção da SAA de Bom Jesus.

Foto: Suest/AP

Com o intuito de verificar a qualidade do recurso hídrico para consumo humano das comunidades de Tartarugalzinho, entre os dias 9 e 13 de agosto, a equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP), realizou o monitoramento, diagnostico situacional e desinfecção das águas distribuídas em oito comunidades do município amapaense. As ações tiveram a colaboração da equipe da prefeitura e do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água Para Consumo Humano (Vigiagua).

Amostras de água foram coletadas e analisadas nas comunidades de Andiroba, Ponta do Socorro, Terra Firme, Lago Novo, Janari I, Entre Rios, Bom Jesus, Assentamento Nova Vida e Cedro. Durante a ação, foi utilizada a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) para análises, que resultaram em 70% da água imprópria para consumo humano.

O prefeito Bruno Mineiro considera as ações preventivas desenvolvida pela Funasa com muita relevância, pois a água tratada reduz a incidência de doenças de veiculação hídrica. "Essa ação é muito importante para nós. Há carência na questão da saúde para a população, principalmente, por conta da distância para chegar em comunidades maiores com hospital e postos, mas agora, com a descontaminação, o acesso a água será de boa qualidade e evitará que os moradores fiquem doentes", destacou.

Na comunidade de Bom Jesus, as análises ocorreram em um pequeno Sistema de Abastecimento de Água (SAA), com capacidade de distribuir 30 mil litros de água e atender a 500 moradores -aproximadamente 150 famílias. De acordo com o técnico da Funasa, Júlio Cesar da Silva, após o resultado das análises, foi constatado que a água estava sendo distribuída sem nenhum tipo de tratamento. "Como a água estava imprópria para consumo, realizamos a desinfecção do sistema com a lavagem da estrutura da caixa d'água, ajustes nas conexões e a instalação de um clorador artesanal", explicou.

Com a elaboração do diagnóstico situacional do município, as equipes da Funasa e da prefeitura montarão uma estratégia de ação para recuperação dos sistemas de abastecimento destas regiões, para que todas obedeçam ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria nº 2914/11, do Ministério da Saúde (MS). Além de mobilizarem a população, com ações de educação em saúde, sobre a importância de realizar a limpeza das caixas d'águas individuais das residências.