Voltar

Funasa realiza implantação de SALTA-z em Manoel Urbano, no Acre

Funasa realiza implantação de SALTA-z em Manoel Urbano, no Acre

Ainda este ano, está prevista a instalação de mais uma unidade na comunidade de Ares
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 28 Jan 2021 17:32:34 -0300

Última modificação: Qui, 28 Jan 2021 17:35:04 -0300

SALTA-z na comunidade de Itaúba, em Manoel Urbano (AC).

Foto: Sesam-Suest/AC

Com o objetivo de levar água potável para comunidades que residem nas proximidades dos rios e não possuem abastecimento de água, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Acre (Suest/AC), realizaram a implantação e entrega da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) na comunidade de Itaúba, município de Manoel Urbano, no Acre (AC), entre os dias 19 a 22 de janeiro. A instalação da estrutura contou com a presença da equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam); do vice-prefeito do município, Raimundo Toscano, e de representantes da comunidade.

A SALTA-z atenderá as 37 famílias da comunidade de Itaúba, com cerca de 187 moradores. A ação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 008/2019 entre a Funasa e a prefeitura.

A equipe do Sesam iniciou a montagem estrutural do equipamento, análise físico-químico e Jar test - teste de verificação da qualidade da água - no manancial do rio Purus. Em seguida, a equipe finalizou a instalação dos sistemas elétrico e hidráulico e fez o teste de funcionalidade de todo o sistema.

Após a instalação, foi realizada a análise da qualidade da água e reconhecimento das coordenadas geográficas, que foram repassadas à comunidade. Os servidores da Suest/AC falaram com os moradores de Itaúba quanto a importância da água tratada, mostraram como fazer a manutenção preventiva da unidade e ensinaram como fazer o armazenamento adequado da água potável nos vasilhames na casa de cada morador.

Shirlene Azevedo, chefe do Sesam, afirma que a população sofria com a falta de água potável e com as doenças relacionadas com a veiculação hídrica. "Infelizmente, surtos como os de diarreia, acontecem todos os anos nessas comunidades. A água é bem turva e nem é de poço artesiano. Eles pegavam de uma fonte cavada no solo, que foi reaproveitada e modificada para a torre que instalamos a SALTA-z", explica.

Mais instalações em outras comunidades do município

Por meio do ACT 008/2019, ainda está previsto a instalação de mais uma unidade da solução no município, na comunidade de Ares. A implantação ainda será agendada e na mesma ocasião, ocorrerá a capacitação de dois dias para as equipes técnicas e moradores do município, preparando-os e ensinando-os sobre a tecnologia, operação e manutenção, além do controle da qualidade da água e educação ambiental.  

De acordo com Shirlene Azevedo, também será realizada pesquisas em aldeias indígenas para atender a mais uma solicitação de unidade de SALTA-z no município. "Assim como fizemos nas comunidades de Manoel Urbano, vamos para as aldeias fazer o diagnóstico para instalação da tecnologia. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Purus, solicitou a solução. Os tramites já estão sendo realizados para formalizar o processo", conta.

O superintendente estadual, José Ronaldo Bayma, destaca a importância da tecnologia em contribuir e suprir as necessidades dos moradores. "A SALTA-z além de oferecer água potável, tenta minimizar a desigualdade social entre a população rural e urbana, pois oferece melhor qualidade de vida as comunidades menos favorecidas", ressalta.