Voltar

Funasa realiza oficina de nivelamento para elaboração de Planos Operacionais

Funasa realiza oficina de nivelamento para elaboração de Planos Operacionais

Reunião virtual teve como foco o planejamento e contou com a participação de representantes da Presidência e superintendências da instituição
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 21 Jan 2022 08:47:13 -0300

Última modificação: Sex, 21 Jan 2022 08:48:51 -0300

Membros da Presidência e Suests participando da oficina virtual

Foto: Copla/Funasa

Na última segunda-feira (17/1), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, por meio da Coordenação-Geral de Planejamento e Avaliação (Cgpla), a "Oficina de nivelamento da metodologia de elaboração dos Planos Operacionais 2022". O encontro foi realizado virtualmente e teve como objetivo trabalhar as metodologias que serão utilizadas para execução dos Planos Operacionais das Superintendências Estaduais da Funasa (Suests).

A iniciativa faz parte do processo de revisão dos Planos Diretores e de elaboração dos novos Planos Operacionais, realizado pela Funasa - com condução metodológica da Coordenação de Planejamento e Projetos Institucionais (Copla). Na oficina, estiveram presentes chefes e técnicos das unidades operacionais da Presidência, divisão e serviço das Suests - em especial membros da Seção de Planejamento e Acompanhamento (Sapla).

Para o coordenador-substituto da Cgpla, Rodrigo Varela, a oficina foi um contato inicial para que, a partir das inovações e das dificuldades de 2021, fosse possível apresentar o que a Funasa almeja com o planejamento em 2022. "Acredito que as mudanças propostas na metodologia de planejamento permitirão fazer com que esse seja um instrumento de gestão, que seja mais compreensível aos gestores e técnicos. Já para as próximas etapas, faremos oficinas focais, direcionadas a discutir cada iniciativa estratégica, envolvendo toda Funasa", disse.

Conhecendo e planejando as demandas

Em dezembro de 2021, a Copla disponibilizou aos dirigentes da fundação um formulário respondido pelos gestores de áreas da Presidência e superintendências, que tinha como finalidade captar a percepção em relação aos processos e aos projetos da Funasa. Com estas informações, foi possível fazer um levantamento, junto as áreas técnicas, das necessidades de cada estado, que proporcionou a realização da oficina com membros das Suests.

"Encaminhamos os formulários para todas as unidades administrativas e buscamos o retorno sobre as iniciativas apresentadas para executarmos em 2022. Iniciamos uma série de reuniões e estamos fazendo um alinhamento com base nas informações adquiridas. Agora, estamos envolvendo os membros das Suests com as oficinas, fazendo o nivelamento para elaboração dos planos operacionais", explicou a coordenadora da Copla, Pamella Vasconcelos, sobre o andamento do planejamento estratégico da Funasa.