Voltar

Funasa realiza oficina de treinamento da Plataforma + Brasil

Funasa realiza oficina de treinamento da Plataforma + Brasil

A primeira oficina contou com a participação de 80 servidores da Presidência e de três Superintendências Estaduais da Fundação. Os próximos encontros acontecerão em 2021
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 15 Dez 2020 07:49:12 -0300

Última modificação: Ter, 15 Dez 2020 09:46:39 -0300

Servidora participa de apresentação ao vivo na sede da Fundação, em Brasília.

Foto: Lucca Decia/Funasa

No dia 1º de dezembro, membros da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participaram da oficina de treinamento da Plataforma +Brasil, apresentado pelo servidor do Ministério da Economia, Hugo Carvalho, do Departamento de Transferências da União, via teleconferência. O curso teve como objetivo instruir os servidores e terceirizados sobre a utilização das ferramentas técnicas e administrativas, painel de obras e portal de transferências abertas da plataforma. O evento teve duração de quatro dias.

Com a participação de cerca de 80 pessoas da Presidência e das Superintendências Estaduais da Fundação no Mato Grosso, em Goiás e em Tocantins, o servidor do Ministério da Economia expôs as modalidades de transferência, fluxo operacional, fases de atos preparatórios e dos instrumentos. 

De acordo com a coordenadora da Coordenação de Celebração e Gerenciamento de Convênios, Isaudina de Andrade, a capacitação é fundamental para conhecer a plataforma que será utilizada pelo Governo Federal em celebração de instrumentos em todo o país. "Os servidores estão sendo treinados para nivelar conhecimento sobre as ferramentas da Plataforma +Brasil e, quando a Funasa passar a registrar todas as informações de celebração, acompanhamento e prestação de contas, faremos com celeridade e mais transparência", enfatiza.

Para Hugo Carvalho, a capacitação é importante para o nivelamento dos usuários e, por consequência, o trabalho, que ficará com maior fluidez. "Com esse nivelamento, buscamos entregar um trabalho de mais eficiência e bem mais fácil de realizar. Em breve, será disponibilizado aos servidores todas as informações do curso, com as devidas alterações", informa.

No segundo dia, a apresentação foi ministrada por Lidiana Gonçalves. Foram abordadas as análises e aprovação do projeto, fluxo de celebração, análises das propostas e geração de número de convênio. No decorrer da exposição, os servidores tiram dúvidas conforme as dificuldades que apareceram durante a execução. 

Para Lidiana, o curso serve mostrar a visão marco do trabalho aos servidores, identificar cada fase e como será tratada na plataforma. "É fundamental para as concedentes entenderem como acontece o fluxo, para saber o que é preciso analisar e as etapas a cumprir. Por isso, temos que mostrar as ações como um todo", disse.