Voltar

Funasa realiza Oficina Técnica de PSA no MS

Funasa realiza Oficina Técnica de PSA no MS

Sonora foi o primeiro município a receber a oficina do Plano de Segurança da Água. A próxima será realizada em Jaraguari, no início de março
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 01 Mar 2021 18:48:25 -0300

Última modificação: Seg, 01 Mar 2021 18:54:04 -0300

Equipe reunida na sala de reuniões da Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Foto: Departamento Municipal de Comunicação da Prefeitura de Sonora/MS

Com o propósito de capacitar servidores para realizar o controle da qualidade da água aos municípios sul-mato-grossenses, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), realizou a primeira Oficina Técnica para Implementação de Planos de Segurança da Água, nos dias 23 a 25 de fevereiro. O município de Sonora foi o primeiro a participar da capacitação, em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Participaram da oficina o farmacêutico da Seção de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (SACQA), Marconi Bezerra; o diretor de Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Vinícius Lara; a coordenadora estadual de Vigilância Sanitária (CVISA), Roseli Fátima; o fiscal da CVISA, Francisco Edson; o engenheiro da Secretária de Obras, Eduardo Duarte e Jacqueline de Carvalho, representando a Secretária de Educação (SED).

De acordo com o superintendente, Jair Leite, a intenção é realizar uma série de oficinas nos municípios. "A partir de um contato prévio com o gestor municipal, a Funasa explica o programa e convence a prefeitura a ingressar na oficina, assim marcamos a capacitação. Isso nos deixa muito felizes, pois, estamos utilizando de um recurso da instituição que já disponibilizava e não vinha sido usufruída", ressalta. 

A metodologia se baseia no curso de autoaprendizagem do Plano de Segurança da Água (PSA), para implantar e promover o PSA junto aos municípios que possuem autarquias de saneamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O plano é um sistema de gestão de risco, que monitora o caminho que a água faz, desde a captação até o usuário. A capacitação é voltada para os técnicos dos sistemas de abastecimento e os conteúdos são teóricos e práticos.

Para Marconi Bezerra, a oficina em Sonora mostra todos os fluxos do monitoramento da água em áreas rurais a população local. "A capacitação dura em torno de dois a três dias. Os conteúdos teóricos são repassados em aulas para poucas pessoas, em locais arejados, respeitando as normas de segurança em relação ao covid-19. Na prática é realizada uma visita para conhecer o sistema e poder dar informações de forma didática, na própria oficina. Na vistoria, foi coletada amostras de água para realizar exames laboratoriais na Unidade Móvel para Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (UMCQA), que serão utilizadas para o monitoramento da água em áreas rurais", esclarece.

A Suest/MS pretende realizar as oficinas técnicas em mais nove municípios e em várias comunidades rurais e quilombolas. A próxima a ser realizada será em Jaraguari, entre os dias 3 e 5 de março.