Voltar

Funasa realiza reuniões com entidades internacionais em Portugal

Funasa realiza reuniões com entidades internacionais em Portugal

Para estreitar laços, gestores discutiram sobre elaborações de acordos de cooperação técnica e parcerias internacionais
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 19 Nov 2021 14:51:42 -0300

Última modificação: Sex, 19 Nov 2021 15:12:25 -0300

Gestores da Funasa durante reunião com representantes da LIS-Water

Foto: Funasa/Divulgação

Na última quinta-feira (18/11), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel Marques, e a diretora-executiva, Fernanda Morais, visitaram a Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (Ersar), em Lisboa. Os gestores, que se reuniram com os representantes das instituições portuguesas, realizaram reuniões com o objetivo de estreitar as relações da Funasa com outros órgãos internacionais.

Durante o encontro, as autoridades debateram assuntos voltados ao saneamento básico e a saúde ambiental, fazendo um estudo sobre o desenvolvimento de acordos de cooperação para um intercambio técnico.

Para o presidente, um novo panorama apresentará realidades diferentes aos servidores, possibilitando impulsionar o trabalho da fundação e garantindo máximo desempenho na execução das ações institucionais. "Conhecimento nunca é demais. Com o acordo, nossos técnicos poderão observar novas iniciativas e expandir suas ideias. Dessa forma, a Funasa aumentará seu rendimento, além de cumprir seu papel social com excelência", disse.

Além do acordo de cooperação, com esta interação a instituição se aproxima, cada vez mais, do cumprimento de seus Objetivos Estratégicos (OE) e de sua visão de futuro, que é se tornar referência nacional e internacional nas ações de saneamento e saúde ambiental. "Já estamos trabalhando há um bom tempo para cumprir os objetivos estratégicos. Nosso desejo é fazer com que a Funasa seja referência em sua área de atuação. E fomentar parcerias é de grande valia para nós", explicou Fernanda.

LIS-Water e Ersar

A LIS-Water é um centro internacional sem fins lucrativos, que busca melhorar a governança da água e se empenha na regulação, nas políticas públicas e na gestão dos serviços para o desenvolvimento sustentável. Além disso, tem como objetivo desenvolver o conhecimento e a inovação por meio de iniciativas de reflexão e pela transferência de informações aos profissionais da água, políticos, indústrias, startups e sociedade em geral.

Já a Ersar é responsável pela regulação e supervisão dos setores de abastecimento público de água, de saneamento e de gestão de resíduos sólidos urbanos, sendo autoridade competente para coordenar e fiscalizar a qualidade da água. Outra atribuição da organização é de assegurar as condições de igualdade e transparência no acesso aos serviços de águas e resíduos, consolidando informações sobre o setor e cada uma das entidades gestoras.