Voltar

Funasa realiza Seminário sobre Saneamento Ambiental no Amazonas

Funasa realiza Seminário sobre Saneamento Ambiental no Amazonas

Gestores municipais dos 62 municípios do estado devem participar do evento
Por Amanda Miguel

Publicação: Qui, 08 Ago 2019 15:07:43 -0300

Última modificação: Sex, 09 Ago 2019 13:32:01 -0300

Superintendente da Funasa no Amazonas Wenderson Monteiro esteve em reunião com o Governo do Estado do Amazonas, nesta segunda-feira (07/08) para ajustar a parceria da Fundação e governo estadual na realização do Seminário

Foto: Divulgação/ Suest-AM

A universalização do acesso ao saneamento básico no Amazonas é o objetivo do "1º Seminário sobre o Saneamento no Estado". O evento vai ser realizado na capital Manaus, entre os dias 07 e 08 de outubro, no Centro de Convenção Vasco Vasques. 

O superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, esteve em reunião com o Governo do Estado do Amazonas, nesta segunda-feira (07), para ajustar a parceria da Fundação e Governo Estadual na realização do Seminário.

Reverter os indicadores que colocam o estado entre os piores índices em saneamento básico no Brasil é um dos grandes desafios. "Eu viajo muito pelo Amazonas, conheço comunidades e famílias que sofrem diariamente pela falta de acesso a um saneamento digno. O trabalho nunca para, e hoje, já podemos comemorar várias ações que mudaram a vida de muitos amazonenses, seja através de um copo de água limpa, seja por um banheiro que foi aguardado durante anos", comemorou o superintendente, que na ocasião complementou dizendo que a realização deste Seminário é reforço e troca de experiências entre agentes que podem unir forças e agilizar o processo de melhorias no saneamento básico/rural no estadual.

O Governo do Estado e Associação Amazonense de Municípios (AAM) apoiam a iniciativa da Fundação, que também contará com a experiência das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente do Amazonas (Semas), das Companhias de Saneamento do Amazonas (Cosama) e de Desenvolvimento (Ciama), além do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). 

Entre as ações da Funasa

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z) está presente hoje em 43 municípios dos 62 que formam o estado do Amazonas.

A SALTA-z é uma tecnologia desenvolvida pela Funasa e que transforma água imprópria para o consumo humano em potável.

Clique Aqui  e saiba mais.