Funasa realiza visitas técnicas em Minas Gerais

Funasa realiza visitas técnicas em Minas Gerais

Edicleusa Veloso visitou, juntamente com técnicos da fundação e outros técnicos, obras de ampliação nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Nepomuceno e Rio Casca
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 12 Ago 2021 15:18:53 -0300

Última modificação: Qui, 12 Ago 2021 15:23:03 -0300

Representantes da Funasa visitando SES em Nepomuceno

Foto: Suest/MG

Na semana passada, no dia 4/8, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais (Suest/MG), uma visita técnica ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que foi concluído em Nepomuceno, localizado a aproximadamente 245 km de Belo Horizonte, para garantir a usabilidade do empreendimento pela população e a prestação de contas do município referente a primeira etapa do projeto. A inspeção foi acompanhada pela superintendente estadual, Edicleusa Veloso, e pelo engenheiro da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Luis Valarini Filho, acompanhados pela prefeita, Luiza Maria Lima Menezes e o engenheiro responsável pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no município, Élton Santos Lima Barrios.

O SES é composto por interceptor, estação elevatória final, tratamento preliminar, reator UASB, filtro biológico percolador, decantador secundário, leito de secagem, estação elevatória de recirculação de lodo, estação elevatória de recirculação de efluente e emissário e foi possível graças a um investimento total de mais de R$ 4,5 milhões, proveniente do Termo de Compromisso (TCPAC) n° 003/12, atendendo aproximadamente 7 mil pessoas.

Antes da implantação desse sistema, Nepomuceno realizava apenas a coleta e o afastamento do esgoto, não havendo o tratamento adequado. Para Edicleusa Veloso, garantir o tratamento adequado de esgoto nos municípios mineiros é garantir sustentabilidade e cidadania. "Essa obra é de vital importância à população, pois entende-se que o saneamento básico é uma questão primordial para a saúde pública e ambiental, tanto a nível local quanto nacional", disse.

Visita a Rio Casca

No dia 30 de julho, a Suest/MG realizou uma visita técnica ao local onde está sendo realizada a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no município de Rio Casca.

Na ocasião, Edicleusa Veloso e o engenheiro da fundação, Edilson Werneck, se reuniram com o prefeito e a vice-prefeita do município, Adriano Alvarenga e Marleyde de Paula, e seguiram para o local da obra.

A ampliação da ETE, que se encontra em etapa final de execução, só foi possível graças ao convênio celebrado entre a Funasa e a prefeitura da cidade, que permitiu o repasse de quase R$ 12 milhões e atenderá cerca de 14 mil habitantes.

Para a superintendente, a obra irá impactar positivamente na qualidade de vida da população, já que a falta de saneamento básico gera inúmeros problemas de saúde e reduz a qualidade de vida dos moradores. "A implantação de uma obra desse porte ajudará no controle e prevenção de doenças, combatendo muitos vetores. Desta forma, o saneamento básico ajuda a promover hábitos higiênicos e reduz a poluição ambiental, melhorando assim a qualidade de vida da população local", explicou.