Voltar

Funasa realizou primeira semana dos encontros regionais

Funasa realizou primeira semana dos encontros regionais

Por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN) é realizado encontro com municípios potiguares
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 16 Mar 2018 10:30:01 -0300

Última modificação: Ter, 20 Mar 2018 09:53:29 -0300

Representantes dos municípios reunidos no encontro regional

Foto: Suest/RN

Os municípios de Pau dos Ferros, Caraúbas e Itajá; sediaram a primeira semana dos Encontros Regionais, para gestores e técnicos municipais, realizado pela Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Funasa/Suest-RN). Os encontros foram realizados nos dias 27/02, em Pau dos Ferros; 28/02, em Caraúbas e no dia 1º/03, na cidade de Itajá.

Os eventos contaram ¿ nessa primeira semana - com a participação de 85 pessoas, entre gestores, secretários e técnicos municipais, assessores, profissionais liberais e vereadores; que tiveram a oportunidade de conhecerem toda a tramitação dos processos na Suest/RN, até a liberação de recursos, passando pela Tomada de Constas Especial (TCE).

Para a prefeita do município de Rafael Godeiro, Ludmila Amorim - que participou do evento em Caraúbas - ¿é de suma importância esse tipo de evento para o município, pois podemos esclarecer as dúvidas relativos aos convênios¿.  Segundo ela, dessa forma, os municípios garantem projetos de qualidade. Ludmila, parabenizou a Suest/RN, por trazer a equipe técnica da instituição para próximos aos municípios.

A programação no período de 13 a 15 de março, será a seguinte:

  • Caicó, em 13/03 (terça feira), as 9h, na Câmara Municipal, com a participação de 13 municípios;
  • Santa Cruz, em 14/03 (quarta-feira), as 9h, no Auditório do Instituto Cônego Monte, com a participarão 08 municípios;
  • Em Espírito Santo, o evento será realizado no dia 15/03 (quinta-feira), na Câmara Municipal, com a participação de 18 municípios.

 

A programação se encerra no município de Touros, no dia 22/03; com a participação de técnicos e gestores de 10 municípios.

Nesses Encontros os técnicos da Funasa/RN, da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), dos Serviços de Saúde Ambiental (Sesam), de Convênios (Secov), do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) e do Setor de Tomada de Contas Especiais (TCE), apresentam aos gestores e aos técnicos municipais, todas as fases de execução de um Convênio, dando orientações e prestando auxílio à Equipe.

Quando concluída a programação dos encontros, gestores e técnicos dos 94 municípios, que têm convênios assinados com a Funasa/RN (perfazendo 165 convênios com um montante de R$ 248,4 milhões, em recursos que estão sendo aplicados nesses municípios), terão conhecimento de toda tramitação dos convênios na Suest/RN. Esses recursos são aplicados na implantação de obras de saneamento ambiental (Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), Resíduos Sólidos (RS), Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), Melhorias Habitacionais, para o Controle da Doença de Chagas (MHCDC), e para aquisição de equipamentos).

O superintendente estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN), Marcos Aurélio de Paiva Rêgo ¿ que acompanhou as atividades dos Encontros integralmente - disse, que os encontros a Funasa alerta aos municípios para a necessidade de ter uma aproximação maior, para que os projetos fiquem com uma melhor qualidade, e consequentemente serem aprovados com uma maior rapidez, beneficiando a população.