Voltar

Funasa recebe representantes da Enap para discutir parceria

Funasa recebe representantes da Enap para discutir parceria

Ocasião reuniu gestores para discutir parcerias buscando o fortalecimento institucional e outras atividades conjuntas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 13 Jun 2022 13:45:07 -0300

Última modificação: Ter, 24 Jan 2023 13:20:34 -0300

Diogo Costa (4º a esq.) e demais representantes da Funasa se reúnem para discutir parceria

Foto: Lucca Decia/Funasa

Na última terça-feira (7/6), a alta gestão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebeu o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, e sua equipe para discutir a formalização de parcerias. No encontro, realizado em Brasília, os dirigentes tiveram a oportunidade de debater sobre novas ações de capacitação de servidores para melhoria dos serviços prestados pela Funasa e a adoção de novas metodologias de gestão.

A colaboração é uma iniciativa da Diretoria-Executiva (Direx) e contou com a participação do presidente da fundação, Miguel Marques, da diretora-executiva, Fernanda Morais, do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Marlos Andrade, do diretor do Departamento de Administração (Deadm), Alan Lima, entre outras autoridades. Na ocasião, também foram abertos espaços para um estreitamento institucional, com o objetivo de aperfeiçoar o quadro de pessoal da instituição.

De acordo com presidente Miguel, a cooperação na área de saberes será de extrema importância para fundação, pois, a partir dela, tornará o acesso ao saneamento mais democrático e aumentará o alcance das ações da instituição. "Poder trabalhar com a Enap será benéfico para Funasa de diversas maneiras. Além de capacitarmos nossos servidores, teremos a oportunidade de estudar o método de gestão da GNova, que ajudará a desburocratizar o acesso aos nossos serviços", destacou.

Para a diretora-executiva Fernanda, usufruir da colaboração com a Enap trará vantagens para gestão de processos com metodologias inovadoras na Funasa. "Essa aproximação com instituições que já fazem parte do Governo Federal nos traz um grande aperfeiçoamento tanto na capacitação, quanto no planejamento. Outro ponto positivo é que, por se tratar de instituições públicas, torna as atividades menos onerosas ao Estado", explicou.

Com o estreitamento institucional, a Funasa terá a oportunidade de trabalhar com ações do GNova, trazendo as habilidades para o planejamento institucional da entidade. Além disso, a colaboração trará outras vantagens, tais como a participação efetiva da fundação na 8ª Semana da Inovação, da Enap, que ocorrerá entre os dias 8 e 10/8.

O que é a GNova

A GNova é um espaço focado no cidadão voltado ao desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos, atuando na experimentação e desenvolvimento de novas metodologias e buscando novas formas de solucionar desafios públicos. A partir disso, o grupo almeja que a transformação do serviço público aconteça por meio das pessoas e passe pelo redesenho inovador do design das instituições.

Para que essas ideias sejam possíveis, a GNova é formada por quatro áreas, que incluem a GNovaLab; GNova Pessoas, GNova Inovação Aberta e GNova Transforma.

Semana da Inovação

A "Semana da Inovação" é o maior evento da categoria, na América Latina, voltado à gestão pública. Para resolver grandes problemas e entregar soluções, o encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para trocas de experiências, atividades, palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, sessões on-demand e outras atrações.

Próximas etapas

No futuro, a Funasa planeja adotar a metodologia da GNova, trazendo para o órgão a redução da burocracia e modernização da gestão pública. Para que isso se torne realidade, será realizada, ainda, uma nova reunião, junto à área de planejamento da Funasa, para convergir as atividades e otimizar a prestação de serviços, garantindo a promoção da saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.