Voltar

Mais de 7 milhões são liberados para obra de esgoto na cidade de Chuí/RS

Mais de 7 milhões são liberados para obra de esgoto na cidade de Chuí/RS

Gestores discutem liberação de recursos para sistema de esgotamento sanitário no município de Chuí
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 22 Ago 2017 16:56:38 -0300

Última modificação: Ter, 22 Ago 2017 16:58:14 -0300

Presidente (ao centro), dep. federal Giovani Cherini (dir.) e prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa

Foto: Rafael Barbosa

O presidente Rodrigo Sergio Dias esteve com Karla Silveira da Silva, superintendente da Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Sul (Suest/RS), Giovani Cherini, deputado federal do Rio Grande do Sul, Marco Antonio V.R. Barbosa, prefeito de Chuí, Marcus Vinicius Caberlon, diretor da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) com o objetivo de encontrar uma solução que há anos era um problema de saúde pública para a população da cidade de Chuí no Rio Grande do Sul.

A cidade Chuí faz fronteira com o Uruguai e não possui esgotamento sanitário, fato que prejudica os rios que abastecem a cidade uruguaia, que faz divisa com Chuí e a brasileira. Com o empenho conjunto da Funasa e da Corsan falta de rede de esgoto passa a ser uma assunto do passado.

O sistema de esgotamento sanitário entregue pela Funasa ao município atenderá 60% da população e diminuirá o índice de doenças de veiculação hídrica, muito recorrente na região. "O tratamento do esgoto impacta diretamente na saúde da população diminuindo o surgimento de doenças de veiculação hídrica como a diarreia, hepatite A, verminoses, bem como o controle de vetores como o Aedes aegypti, ratos, baratas que são transmissores de doenças. O poder público e a população devem ter ações em conjunto para que possamos diminuir os casos de doenças e para isso é essencial a participação de todos", ressaltou a superintendente.   

Houve empenho de toda a equipe da Funasa dentre eles: Dra. Ana Saletti, procuradora federal e de Lilian Capinam, coordenadora-geral de Convênios para solução do problema relativo aos entraves administrativos.

É a Funasa contribuindo para uma cidade mais saudável e sustentável.