Voltar

Maranhão foi sede do 3º Congresso de Consórcios Interestaduais - Conlagos

Maranhão foi sede do 3º Congresso de Consórcios Interestaduais - Conlagos

Funasa participa do 3º Congresso de Consórcios Interestaduais - Conlagos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 28 Ago 2017 15:59:43 -0300

Última modificação: Seg, 28 Ago 2017 15:59:43 -0300

Diretor Executivo da Funasa palestrando no evento

Foto: Edmar Chaperman

Realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de agosto, o 3º Congresso de Consórcios Interestaduais, que teve como sede São Luís, a capital do Maranhão. A gestão da saúde pública, considerada um desafio para os prefeitos brasileiros, a importância de uma política de desenvolvimento territorial e a execução de políticas públicas que alcancem a sociedade de forma regularizada foram temas discutidos através de estandes, palestras e mesas de conversa.

 

Representando a Funasa estiveram presentes o diretor Executivo, Antônio Arnaldo Alves de Melo e o coordenador-geral de Engenharia Sanitária, Alberto Vieira Venturieri. Também foi montado um estande para distribuição das publicações da Funasa.

 

O evento foi promovido pela Federação Maranhense de Consórcio Públicos Intermunicipais (Femaci) e Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), com patrocínio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além da pareceria da Assembleia Legislativa do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil -seccional Maranhão.

 

Os prefeitos municipais, secretários, primeiras-damas, vereadores, gestores, pesquisadores, estudantes e a sociedade cível foram o público alvo. A participação foi possível através da inscrição enviada para o e-mail do evento.

 

A palestra magna ¿Consolidando o Desenvolvimento Territorial enquanto Política de Estado¿, pronunciada pelo coordenador do Conselho de Desenvolvimento Territorial e Social do Estado da Bahia, Thiago dos Santos Xavier foi responsável pela abertura do Congresso.  Com uma das experiências mais bem-sucedidas em consórcios públicos, a Bahia é uma referência. Na saúde, por exemplo, o estado baiano conta com nove consórcios prontos e quatro a serem lançados, com 220 municípios atendidos.

 

Nas mesas de diálogo, grandes renomes em assuntos como saneamento básico, segurança, limites territoriais e sustentabilidade, compartilharam experiências. ¿Estamos trazendo à tona discussão de temas prioritários para a sociedade, que demandam políticas públicas eficazes e articulação territorial. Será um momento enriquecedor para que os municípios ganhem subsídios técnicos visando o fortalecimento da gestão¿, disse Ronald Damasceno, secretário-geral da Femaci antes do congresso.