Voltar

Membros da Funasa inspecionam obras de água e esgoto em vila naval, no DF

Membros da Funasa inspecionam obras de água e esgoto em vila naval, no DF

Melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário fazem parte da parceria entre a fundação e a Marinha do Brasil. As obras estão em ritmo acelerado e vão atender mais de 1,3 mil pessoas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 17 Mai 2021 09:07:27 -0300

Última modificação: Seg, 17 Mai 2021 10:35:45 -0300

Técnicos da Funasa e representantes da Marinha inspecionam os tanques sépticos do sistema de esgotamento

Foto: Lucca Decia

No dia 6 de maio, técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) visitaram a Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma, localizada na zona rural da região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. A inspeção teve como objetivo verificar o andamento da recuperação e ampliação dos sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e de Esgotamento Sanitário (SES) da localidade. Os servidores Érika Stefane, coordenadora de Água e Esgoto (Coaes), do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), e o engenheiro, José Antônio da Motta Ribeiro fizeram o acompanhamento da obra, que também contou com a presença do capitão de fragata, Glauco Massoto, e dos primeiros-tenentes, Felipe Petit e André Luiz.

Foi realizada avaliação do progresso na execução do SAA e SES, frutos de uma parceria entre a fundação e a Marinha do Brasil, por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED), com um valor que supera R$ 2 milhões, destinados à substituição de um reservatório de água, de uma nova rede coletora de esgoto e da implantação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Para Érika, o andamento da obra está sendo realizada conforme o planejado e atenderá toda a comunidade, proporcionando maior qualidade de vida aos moradores. "É uma parceria muito promissora. Nós vimos que a ação está, realmente, sendo executada com celeridade e compromisso. A população que está ali há muitos anos ainda reside em uma área considerada rural e agora está sendo beneficiada com uma estrutura adequada, água com qualidade para consumo e um tratamento de esgoto apropriado¿, disse.

De acordo com o engenheiro José Antônio Ribeiro, após o lançamento do Programa de Saneamento Brasil Rural (PSBR), diversas entidades federais passaram a procurar a fundação para que ela subsidiasse as localidades rurais, sendo uma delas a Marinha. "Essa vila é um núcleo histórico, foi a primeira instalação da Marinha no DF. Então, eles procuraram a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Ceasb), que fez um projeto para eles, e depois veio a Funasa, que está apoiando a obra com recursos financeiros", explicou.

A ação, que iniciou em 2020, atenderá 217 habitações da vila, além de outras 550 alunos e funcionários que frequentam a Escola Sargento Lima, totalizando mais de 1,3 mil pessoas que receberão água potável e terão tratamento de esgoto em pleno funcionamento. "Esse é um desejo antigo para tentar viabilizar um saneamento básico adequado. A vila é bem antiga, construída na década de 60, e a rede de esgoto não seguia os padrões da atualidade. Ela passava no fundo dos lotes, que eram ocupados com vegetação e arvores, e acabava comprometendo seus trechos. Já a rede de água era um outro problema. Com o abastecimento danificado, e o reservatório já antigo, é preciso fazer reparos, frequentemente. Então, do meu ponto de vista, a parceria com a Funasa foi fundamental porque ela tem o crédito orçamentário disponível para o saneamento rural. É a única gestora desta ação orçamentária. Aqui, por ser uma localidade rural, não somos atendidos pela concessionária do título federal", enfatizou Glauco.

Ao final da inspeção, os engenheiros retornaram à sede da fundação para que, após o relatório de visita, seja liberada a segunda parcela da ação conjunta. A previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2021.