Voltar

Ministro Marcelo Queiroga faz visita técnica à Funasa e ressalta compromisso com atenção primária à saúde

Ministro Marcelo Queiroga faz visita técnica à Funasa e ressalta compromisso com atenção primária à saúde

Órgão do Ministério da Saúde fomenta ações de saneamento básico e saúde ambiental à população
Por Mahila Lara/MS, com informações da Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Qui, 24 Jun 2021 15:23:48 -0300

Última modificação: Sáb, 26 Jun 2021 19:56:40 -0300

Ministro Marcelo Queiroga faz visita técnica e Coronel Giovanne Silva faz apresentação sobre a Funasa

Foto: Daniel Ribeiro/Funasa

O ministro Marcelo Queiroga visitou nesta quinta-feira (23/6) o edifício-sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A instituição fortalece as ações do Ministério em 4.905 municípios brasileiros ao prestar serviços de saúde pública com ações de saneamento básico e saúde ambiental. "Desde o início da gestão, o governo federal aposta na melhoria de atenção primária à saúde. Nós queremos cuidar das pessoas antes que elas adoeçam e isso está diretamente ligado ao saneamento básico, à melhoria da gestão dos resíduos sólidos e à saúde ambiental", disse.

Queiroga reforçou a necessidade de fazer com que as políticas públicas já existentes cheguem a toda a população brasileira, até aos municípios mais afastados. "Os riscos à saúde pública podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento. Água de boa qualidade, por exemplo, assegura a redução e o controle de doenças como diarréias, cólera, dengue, febre amarela, malária e inúmeras outras que ainda acometem a população brasileira", afirmou Queiroga. Ministro Queiroga caminha pelas instalações da Funasa com Coronel Giovanne Silva e o chefe de Gabinete, Paulo R.Souza

O presidente da Funasa, coronel Giovanne Gomes da Silva, apresentou a história e as ações desenvolvidas pela instituição. "Ainda é a realidade de muitos brasileiros ter que queimar lixo, por exemplo, e a nossa missão é levar melhor qualidade de vida à essas pessoas", explicou. 

Coronel Giovanne falou sobre o trabalho para manter a continuidade das obras e as inaugurações para acontecer em todo o país pela Funasa ainda este ano. "As obras estavam paralisadas e nós estamos retomando. A instituição está com um novo ânimo nas superintendências estaduais. Nós temos condições de entregar obras grandes, de R$ 20 milhões, em vários estados. Está na hora de colher os frutos do que nós plantamos nesses últimos 12 meses", ressaltou.

Compete à Funasa, órgão do Ministério da Saúde, fomentar ações de saneamento para o atendimento, prioritariamente, a municípios com população até 50 mil habitantes. A entidade também implementa ações de saneamento em áreas rurais e comunidades tradicionais de todo o Brasil, tais como as populações remanescentes de quilombos, assentamentos de reforma agrária, comunidades extrativistas e populações ribeirinhas.

O principal projeto desenvolvido pela Funasa no até 2030 é o Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), que tem como objetivo promover o saneamento básico em áreas rurais. Ele contempla a proposta de matrizes tecnológicas capazes de atender a diferentes contextos e realidades. 

 

Visita do Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, em visita a Funasa