Voltar

Missão brasileira à Palestina estabelece cooperação técnica na solução de problemas de saúde ambiental

Missão brasileira à Palestina estabelece cooperação técnica na solução de problemas de saúde ambiental

Funasa participa de missão de prospecção à Palestina
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 20 Abr 2018 17:03:42 -0300

Última modificação: Ter, 24 Abr 2018 12:31:07 -0300

Equipe da missão na Estação de Tratamento de Esgoto de Neblus na Palestina

Foto: Direx/Cotec

No mês passado foi realizada uma missão brasileira de prospecção à Palestina. O objetivo principal foi estabelecer um acordo de cooperação técnica bilateral para a implementação de políticas e serviços de saúde pública e ambiental. A delegação brasileira foi composta por representantes da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde (AISA/MS), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

 

Durante a missão foram realizadas reuniões com representantes do Governo palestino e visitas de campo ao aterro sanitário de Jenin e à estação de tratamento de esgoto de Nablus Oeste, onde foram identificados problemas como: inexistência de sistemas de retorno de esgoto tratado aos cursos naturais de água; baixa cobertura do esgotamento sanitário, não cumprimento de normas de saneamento, infraestrutura deficiente, manejo inadequado de resíduos, aumento dos níveis de poluição em áreas industriais urbanas, entre outros.

 

Para avançar no compromisso de cooperação entre os dois governos, o Ministério da Saúde solicitou, por meio de um ofício, atividades a serem executadas pela Funasa. Dessa forma, a Funasa está responsável por indicar dentre as principais áreas apontadas em situação crítica, aquelas que poderão ser atendidas pela Instituição e elaborar proposta de agenda de missão técnica palestina ao Brasil, que poderá ocorrer no mês de junho de 2018.