Voltar

Município sergipano recebe visita técnica de representantes da Funasa

Município sergipano recebe visita técnica de representantes da Funasa

Vistoria foi realizada para acompanhar a obra de MHCDC, financiada com recursos da Fundação
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 29 Out 2020 11:15:14 -0300

Última modificação: Qui, 29 Out 2020 14:02:52 -0300

Técnicos da Funasa, da prefeitura e da construtora responsável inspecionando a obra de MHCDC

Foto: Charles Lins/Suest-SE

No município de Muribeca, em Sergipe, 75 famílias estão sendo atendidas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE), com a construção de 75 casas de alvenaria - resultado das ações de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDC). O superintendente da Suest, Waldoilson Leite, e o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Sylvio Aboim, visitaram as obras na última sexta-feira (23/10), para realizar uma inspeção e acompanhar o desenvolvimento do projeto, pois as melhorias são frutos do convenio nº 0300/2018, firmado entre a Fundação e a cidade, com um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

Para Waldoilson, este tipo de ação levará maior qualidade de vida e dignidade as famílias atendidas. "Estou satisfeito com o andamento das construções das casas. Estão correspondendo ao cronograma, dentro das especificações e vão atender as necessidades de cada família", disse.Técnicos da Funasa, da prefeitura e da construtora responsável inspecionando a obra de MHCDC

Das 75 moradias, 66 delas serão construídas na localidade de Várzea da Onça e as outras nove em áreas próximas a esta região - que fica a 72 km de Aracaju, capital sergipana -, onde as moradias apresentam situações precárias e sujeitas à contaminação do Trypanosoma cruzi (popularmente conhecido como barbeiro), inseto transmissor da doença de Chagas.

Segundo Sylvio, as pessoas atendidas moram, atualmente, em casas de taipa, que apresentam condições anormais. "Eles ficam sujeitos a contaminação pelo inseto barbeiro, causador da Doença de Chagas, que usam como abrigo as frestas das casas de taipa", explica.

As primeiras 14 residências, que estão sendo construídas na comunidade de Várzea da Onça, possuem previsão de entrega para dezembro deste ano e são compostas de uma sala, uma cozinha, um banheiro e, dependendo da necessidade da família, até dois quartos. As demais residências estão previstas para junho de 2021.

De acordo com o prefeito de Muribeca, Fernando Franco, a construção das casas e a parceria com a Fundação são de muita importância para a cidade. "Fico muito feliz em iniciar a obra e saber que ela terá meio e fim, porque já temos os recursos garantidos pela Funasa. As construções dessas casas participam diretamente do progresso de nosso município", ressaltou o gestor.