Voltar

No Ceará, Funasa realiza evento para discutir Projeto Sustentar

No Ceará, Funasa realiza evento para discutir Projeto Sustentar

Iniciativa reuniu autoridades e técnicos para compartilhar experiências exitosas em diversas regiões do país
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 03 Nov 2022 19:24:03 -0300

Última modificação: Sex, 04 Nov 2022 09:54:18 -0300

Membros da Funasa durante abertura do evento

Foto: Ivan Cunha/Funasa

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pesquisadores e docentes de instituições ligadas ao saneamento ambiental, estiveram reunidos no evento de capacitação do Projeto Sustentar - saneamento e sustentabilidade em áreas rurais - que aconteceu em Fortelaza/CE, de 17 a 21 de outubro, com o objetivo fortalecer a gestão dos municípios em ações de saneamento e saúde ambiental.

O encontro, que aconteceu no auditório da Superintendência Estadual da Funasa no Ceará (Suest/CE), contou com as presenças do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Marlos Andrade, do coordenador-geral de Saneamento Estruturante (Cgsan), Getúlio Filho, do superintendente estadual da Funasa no Ceará, Webston Nogueira, do coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats), Marcelo Moreira, da coordenadora de educação em Saúde Ambiental (Coesa), Roberta Pereira.

Durante uma semana foram apresentados e discutidos projetos e soluções estruturais e estruturantes para o saneamento, que incluíram saneamento rural sustentável, gestão de esgotamento sanitário, manejo e gestão de resíduos sólidos, atualização e validação de cadernos técnicos do projeto Sustentar, além de visitas técnicas a sistemas de Captação de água no sertão cearense. 

"O grande desafio é que para cada ação estrutural, obra ou serviço de engenharia, a gente consiga levar para as comunidades que serão contempladas ações estruturantes, de apoio à gestão, educação em saúde ambiental, conforme preconiza o projeto Sustentar", disse o coordenador do Cgsan, Getúlio Filho, que abriu a programação das oficinas com o tema Projeto Sustentar: retrospectiva e estratégias. 

Nos três dias de oficina foram apresentadas tecnologias sustentáveis de saneamento, a exemplo do SARA, Saneamento Ambiental e Reuso de Águas, implantado em municípios do semiárido nordestino, que foi apresentado pelo engenheiro ambiental e sanitarista, Mateus Mayer, do Insa (Instituto Nacional do Semiárido). Na ocasião Mayer também citou o SARACURA 4.0, versão automatizada do SARA, desenvolvido pelo Insa, Funasa e parque tecnológico da Paraíba, que até o final do ano deverá ser instalado como projeto piloto em dois municípios paraibanos. 

A exitosa experiência dos módulos individuais saneamento, implantados na Praia do Sono, Paraty/RJ, em parceria da Funasa e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), foi apresentada pelo pesquisador em saneamento ecológico da Fundação, Tito Almeida, que ressaltou a importância da instituição junto à comunidade beneficiada para o sucesso da obra de saneamento. "O saneamento não deve ser algo imposto, deve ser um modelo estudado e aprovado pela comunidade, que deve se sentir parte do processo", salientou Almeida.

Já da região Sul, foram mostradas tecnologias para tratamento de esgoto em áreas rurais de Santa Catarina, por meio de Tanques de Evapotranspiração (Tevap) ou fossa das bananeiras (termo popular). A tecnologia desenvolvida pela Funasa (tratamento de esgoto doméstico com reuso da água e nutrientes para cultivo agrícola) foi apresentada pelo engenheiro da Diesp/SC, Romeu Gadotti, que aplicou o Tevap no semiárido de Alagoas e no interior de Santa Catarina. "Apesar das diferenças regionais, o Sul apresenta semelhanças em relação ao nordeste, a exemplo de regiões com escassez hídrica, cujas tecnologias da Funasa funciona sem adaptação, promovendo saúde pública de forma sustentável", disse Gadotti.  

Visitas Técnicas

Resíduos

Após o ciclo de oficinas, os técnicos se deslocaram para o município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, onde conheceram a bem sucedida experiência de gestão de resíduos sólidos da Associação de Catadores de Materiais Reciclados do Município de Eusébio (ACEU). Na associação trabalham 30 catadores que separam cerca de 35 toneladas de lixo reciclável por mês, que são pensados e comercializados, gerando uma importante fonte de renda. 

Sistemas de Água 

No município de Quixadá, 169km da capital, os técnicos visitaram o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Cipó dos Anjos, que ao todo abastece cerca de 320 famílias distribuídas em sete comunidades. O SAA, em funcionamento há seis meses, foi viabilizado por meio de parceria da Funasa e Sistema Integrado de saneamento Rural (Sisar).

Em Quixadá, os técnicos também conferiram o funcionamento do sistema simplificado de abastecimento de água via energia solar instalado na comunidade Boto, com recursos da Funasa, que hoje garante o abastecimento de água para cerca de 50 famílias da localidade, de forma sustentável. "Aqui existe uma independência do setor elétrico privado, pois o poço funciona de maneira autossustentável, apenas com a necessidade de manutenções de rotina", disse Soraia Gradvohl, analista de Infraestrutura da área de Saneamento e responsável pela Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua) da Suest-CE.

Intercâmbio e capacitação

Para Aline Silva, consultora técnica do Coats/Funasa e coordenadora do evento, o 3º módulo do projeto Sustentar, além de promover o intercâmbio com técnicos de instituições de saneamento de todo o país, possibilitou aos servidores da Funasa uma atualização profissional, formando multiplicadores dos eixos do Sustentar para que sejam aplicados nos municípios. "Isso resultará numa melhor assistência técnica aos municípios e qualidade de vida para a população beneficiada", disse organizadora do evento. 

Participaram do 3º módulo do Projeto Sustentar, promovido pela Funasa, técnicos e docentes de instituições como Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Instituto Nacional do semiárido (INSA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Universidade Federal de Goiás (UFG).