Voltar

Nota de falecimento: ex-presidente da Funasa Baldur Oscar Schubert

Nota de falecimento: ex-presidente da Funasa Baldur Oscar Schubert

Schubert foi o segundo presidente da Fundação, na década de 90
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 01 Fev 2019 08:27:47 -0300

Última modificação: Sex, 01 Fev 2019 09:01:59 -0300

Baldur Schubert

Foto: Flávio Tin/ND

É com pesar que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) comunica o falecimento do ex-presidente Baldur Oscar Schubert, na madrugada desta quarta-feira, 30 de janeiro. Médico, nascido em Novo Hamburgo/RS, Schubert foi o segundo presidente da Fundação no período de 23/12/1991 a 10/03/1992.

O velório acontecerá hoje, 1º de fevereiro, no Cemitério Campo da Boa Esperança, capela nº 01, em Brasília. A cerimônia de cremação será às 13h30 no Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás.

Schubert deixa a esposa Catarina, três filhas e cinco netos.

Carreira proeminente

Com uma carreira excepcional, Schubert foi presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), superintendente do Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), presidente da Funasa, secretário Nacional de Vigilância Sanitária, presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Cólera, coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem no Ministério da Saúde, dentre outras atribuições.

Schubert também foi membro do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Federal de Entorpecentes e da Comissão Nacional de Residência Médica. Atuou como presidente da Comissão Técnica Permanente de Riscos Profissionais da OISS, presidente da Comissão Americana de Prevenção dos Riscos no Trabalho da CISS, e foi vice-presidente da Comissão Técnica do Seguro de Acidente de Trabalho e Doenças Profissionais da AISS.

Foi consultor internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e do GVG/Banco Mundial, em seis países.