Voltar

Obra concluída em 2017 já impacta na diminuição de doenças

Obra concluída em 2017 já impacta na diminuição de doenças

Estação de tratamento de esgoto melhora vida de goianos de Montes Claros de Goiás
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 04 Abr 2018 14:47:48 -0300

Última modificação: Qua, 04 Abr 2018 14:47:48 -0300

Estação de Tratamento de Esgoto de Montes Claros de Goiás

Foto: Prefeitura de Montes Claros de Goiás

O sistema de Esgotamento Sanitário de Montes Claros de Goiás já se encontra em pleno funcionamento, atendendo cerca de 3.380 habitantes. A obra possui rede coletora com, aproximadamente, 30 mil metros, abarcando 40% do município. Concluída em setembro de 2017, a estação de tratamento de esgoto já impacta positivamente na qualidade de vida da população.

 

¿Moro em Montes Claros (de Goiás) há 47 anos e a gente viveu no município com pouco desenvolvimento. Então, sofremos muito com problemas de fossa enchendo, a cidade muito infestada de mosquito, pernilongo, barata. Depois da rede de esgoto solucionou muito os problemas com muriçoca e roedores. Não tem mais inseto. Foi uma melhora boa. Pra mim foi um benefício muito grande essa rede de esgoto¿, disse satisfeita, dona Oneide Carvalho Machado, contando as dificuldades antes da ligação à rede coletora.

 

Apesar do pouco tempo de funcionamento da coleta de esgoto, a população já frequenta menos o hospital, principalmente as crianças, que são mais sensíveis às doenças de veiculação hídrica. ¿Com a rede de esgoto diminuiu o índice de internação de diarreia das crianças no hospital público municipal, o único que a gente tem no município. Também houve uma melhora na questão do odor e diminuição dos mosquitos. Eu acredito que essa obra veio para somar e acredito que ainda virão mais melhorias daqui para frente¿, explicou Caroline,  técnica coordenadora da Atenção Básica do município.

 

Essa é uma das 354 obras finalizadas pela Fundação Nacional de Saúde em 2017. A expectativa para este ano é ainda maior. ¿A equipe Funasa está se empenhando para fechar 2018 com um número superior de implantação de saneamento básico no Brasil¿, disse confiante o presidente da Fundação, Rodrigo Sergio Dias.