Voltar

OPAS, Funasa e Ministério da Saúde selecionam experiências para 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

OPAS, Funasa e Ministério da Saúde selecionam experiências para 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 12 Jul 2021 08:21:25 -0300

Última modificação: Qua, 14 Jul 2021 17:18:03 -0300

 

Junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e ao Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) selecionará experiências para a 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental, que tem o objetivo de identificar, visibilizar, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais, em serviços, que tenham como foco principal o tema da saúde ambiental.

A realização da Mostra é uma estratégia para estimular o debate e compartilhar conhecimento de práticas na área. Podem inscrever iniciativas profissionais de saúde e de outras áreas que atuam no tema de saúde ambiental (vigilância e/ou promoção) nas Superintendências Estaduais da Funasa, secretarias municipais ou estaduais de saúde, assim como em entidades filantrópicas ou organizações da sociedade civil que atuam em alguma das linhas temáticas que compõe a Saúde Ambiental, sendo elas:

  1. Água para consumo humano - experiências voltadas para vigilância, controle e segurança da água para consumo humano.

  2. Água, saneamento e higiene (WASH) e gênero - experiências voltadas para água, saneamento/esgoto e/ou higiene que impactam na vida de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.

  3. Acesso a serviços de saneamento básico - soluções de gestão, novas tecnologias e ações voltadas para as populações residentes em áreas rurais, comunidades tradicionais e os povos originários.

  4. Educação em saúde ambiental - projetos em educação em saúde ambiental, visando à inclusão social, à promoção e à proteção da saúde, bem como à promoção da qualidade ambiental dos ecossistemas e mananciais.

  5. Saúde ambiental e COVID-19 - boas práticas em saúde ambiental para o enfrentamento da pandemia.

  6. Saúde ambiental infantil - experiências voltadas à vigilância e promoção da saúde ambiental infantil, considerando que os fatores ambientais exercem um importante papel no bem-estar e na saúde das crianças.

  7. Territórios sustentáveis e saudáveis - considerando os aspectos relacionados às estratégias inovadoras para promoção da saúde ambiental, mobilidade sustentável, qualidade do ar, clima e saúde.

  8. Vigilância em saúde ambiental - ações de vigilância em saúde de populações expostas a substâncias químicas, poluição atmosférica e vigilância em saúde ambiental dos riscos associados aos desastres naturais e antropogênicos.

  9. Articulação e atuação integrada em saúde ambiental -  implementação de ações de saúde ambiental em articulação com a atenção básica, saúde do trabalhador (Centros de Referência em Saúde do trabalhador - Cerest), Centros de Informação Toxicológica (Ciatox), entre outros.

  10. Gestão e governança em saúde ambiental -  articulação intra e intersetorial, uso de ferramentas da epidemiologia, análise de situação de saúde, bem como tecnologias da informação e comunicação para o monitoramento, avaliação e apoio a tomada de decisão.

Interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/7ZnKvjT6MCgGibJ38, no qual devem ser inseridos os relatos de experiências com no máximo 4 mil caracteres, obedecendo a estrutura apresentada no edital. Cada inscrito poderá submeter apenas um trabalho por linha temática. Acesse o edital clicando aqui.

A seleção de experiências acontecerá em duas etapas. A primeira é composta pela avaliação a ser feita por um comitê composto pela OPAS, Funasa e Ministério da Saúde e pode contar com a participação de especialistas reconhecidos(as) nacionalmente nos temas das experiências avaliadas. A segunda, por sua vez, ocorrerá por meio da seleção de três experiências exitosas por linha temática. O resultado final será divulgado em 6 de setembro de 2021.

Fonte: https://www.paho.org/pt/noticias/8-7-2021-opas-funasa-e-ministerio-da-saude-selecionam-experiencias-para-1a-mostra.