Para aprimorar o atendimento aos municípios, Funasa realiza seminário sobre a elaboração de PSA

Para aprimorar o atendimento aos municípios, Funasa realiza seminário sobre a elaboração de PSA

Encontro ocorreu virtualmente e contou com a presença de diversos especialistas na área do saneamento e saúde ambiental
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 03 Mai 2022 21:03:47 -0300

Última modificação: Ter, 03 Mai 2022 21:08:22 -0300

Representantes da Funasa e OPAS durante a abertura do evento

Foto: Lucca Decia/Funasa

Nesta terça-feira (3/5) a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), realizou a primeira reunião do "Seminário on-line de nivelamento em Plano de Segurança da Água (PSA)". No encontro, onde foram abordados temas relacionados ao histórico, diretrizes e elaboração de PSA, estiveram presentes a diretora do Desam, Deborah Roberto, o coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da OPAS, Miguel Aragón, a coordenadora de Segurança e Qualidade da Água para consumo Humano (Cosag), Jamyle Grigoletto, e diversos técnicos da Funasa.

O evento também contou com a participação de servidores do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), que acompanharam as apresentações de diversos especialistas da área para aprimorar os conhecimentos na atuação e gestão dos serviços de saneamento.

De acordo com Deborah, é importante destacar a atuação da instituição na elaboração dos PSA frente aos desafios enfrentados no controle e qualidade da água. "Agradeço grandemente a equipe da Funasa que se disponibilizou a fazer esse seminário. A oficina de hoje tem uma visão holística para garantir a segurança da água para consumo humano e isso está em consonância com nossa missão institucional. Estamos desenvolvendo diversos projetos que podem trazer resultados significativos", destacou.

Para Miguel, quando o assunto é saneamento e saúde ambiental a Funasa tem sido uma grande parceira da OPAS, principalmente quando se trata de preservar a saúde pública. "Para nós, da OPAS, é uma grande satisfação estar com a Funasa. Agradeço o convite para esse seminário, que propõe discutir um tema tão importante que irá contribuir para segurança da qualidade da água no Brasil. Estamos há mais de um século trabalhando com instituições para apoio e segurança a saúde e vocês fazem parte desse desenvolvimento", explicou.

Apresentações

Iniciando os trabalhos da manhã, o primeiro palestrante foi o Assessor Regional em Saúde Pública Ambiental da Equipe Técnica de Agua e Saneamento (Etras), Henry Hernández, que pôde expor aos técnicos da entidade o histórico do PSA e o apoio da OPAS na América Latina. Em sua explanação o assessor destacou, ainda, sobre as análises de riscos e as boas práticas de gestão e operação de sistemas de abastecimento de água.

Em seguida, a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Liana Albuquerque, mostrou aos técnicos da fundação os projetos desenvolvidos junto à UFPB e os resultados almejados. A professora explicou as fases, metas e projetos para preparação dos PSA na Paraíba.

Já no período da tarde, a profª Dra. Nolan Ribeiro, do Instituto Federal do Goiás (IFG), detalhou todo o sistema de apoio ao desenvolvimento do plano de segurança da água, falando sobre os requisitos metodológicos utilizados; o desenvolvimento, caracterização e funcionalidades do sistema; e as recomendações para elaboração.

Segundo a professora, é necessário desmistificar o plano de segurança da água e passar a tratá-lo como uma ferramenta de apoio a ser utilizada diariamente. "O PSA tem que estar inserido nas ações do gestor no dia a dia, por isso precisa ser mais simples. O operador que vai apontar os problemas tem que compreender o plano e ele não deve ser visto como um bicho de sete cabeças. Tem que ter acompanhamento", ressaltou.

As últimas apresentações do dia ficaram ao encargo do prof. Dr. Rafael Bastos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que falou dos fundamentos conceituais e metodológicos do PSA, sobre as etapas de preparação e da avaliação e descrição do sistema de abastecimento de água, salientando os limites do controle laboratorial.

Próximo encontro

Na próxima quarta-feira (4/5) a Funasa dará continuidade ao seminário. No primeiro período de apresentações serão apresentados os projetos em PSA da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No segundo momento, o prof. Dr. Rafael Bastos retornará para explanar sobre a construção e validação do diagrama de fluxo, a Identificação e estabelecimentos das medidas de controle, a gestão do sistema, a validação e verificação do PSA, dentre outros assuntos.

A coordenadora da Cosag, Jamyle Grigoletto, destaca que o evento busca o alinhamento no âmbito da instituição e ressalta o interesse e a participação massiva dos servidores. "Esse evento é bem técnico e voltado ao nivelamento do conhecimento da metodologia de elaboração dos planos de segurança da água. Fizemos o convite para os Serviços de Saúde Ambiental (Sesam) de todas as Superintendências Estaduais da Funasa (Suest) e achamos que iriam participar no máximo dois servidores. Porém, tivemos um número maior de participantes - tanto da Funasa, quanto das universidades parceiras. Acredito que para o próximo encontro a procura seja ainda maior", disse.