Voltar

Parceria entre Funasa e Instituto Politécnico de Milão é firmada no WWF8

Parceria entre Funasa e Instituto Politécnico de Milão é firmada no WWF8

Funasa conquista cadeira em "Comitê Diretor" na parceria com Itália
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 20 Mar 2018 09:32:46 -0300

Última modificação: Ter, 20 Mar 2018 19:09:16 -0300

Assinatura do Acordo de Cooperação pelo presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias

Foto: Edmar Chaperman

Com objetivo de promover a transferência de conhecimento e tecnologias com ações voltadas à melhoria da qualidade da prestação dos serviços, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) firmou ontem, 19, parceria com o Instituto Politécnico de Milão (Itália). A assinatura do Acordo de Cooperação foi concretizada no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, pelos representantes do Instituto e pelo presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias.

A cooperação entre os países vai abarcar expertise em: controle de perdas em sistemas de abastecimentos da água, gestão integrada para os resíduos sólidos inclusive formas consorciadas; inovações tecnológicas no tratamento de água e esgoto e ainda modelos de recuperação de energia em sistemas de saneamento.

"A cooperação é uma troca, onde eu chego aqui não para ensinar, mas para buscar uma solução juntos. Todas as cooperações internacionais, são importantes porque tem a possibilidade de ver outro ponto de vista. Então com dois pontos de vista vamos melhorar um pouco o que estamos fazendo", explicou o Prof. PhD Stefano Mambretti do Instituto Politécnico de Milão.

Numa caráter inovador, a parceria com a Instituição Acadêmica trará além da interatividade entre os Governos, fará da Fundação membro do "Comitato Guida", um Comitê Diretor na Itália, o qual será o pontapé inicial para a definição de projetos pilotos que serão elaborados no âmbito da Cooperação Técnica Internacional Funasa e Politécnico de Milão.

"A Funasa já vem em vários aspectos precisando dar novos passos em várias direções, principalmente o caminho de buscar novas soluções pros desafios que são antigos, mas que estamos vendo de melhor ângulo agora, como o saneamento rural por exemplo, então essa cooperação tem importância para o Brasil nesse aspecto. Buscar tecnologias novas de baixo custo, de baixo custo operacional, fácil de implantar e, ainda, trazer forte um aspecto de gestão que é a outra parte que essa cooperação trabalha", ressaltou Ruy Gomide, diretor de Engenharia de Saúde Pública da Funasa.

Com visita de prospecção dos técnicos da Itália aqui no Brasil e dos técnicos da Funasa na Itália, a fim de conhecer as soluções ofertadas pelo país amigo, o trabalho até a assinatura do acordo foi intenso. Essas visitas serviram para formação de um conjunto de técnicas relativas à pesquisa das ações de interesses dos países cooperantes, a fim de firmar as expectativas da parceria.

"Estamos esperando achar uma direção para melhorar a gestão que no momento é demandada aos prefeitos, e os prefeitos sozinhos, provavelmente, têm dificuldades, então o intuito é ajudar as prefeituras a melhorar a gestão", destacou o PhD Stefano Mambretti sobre um dos objetivos da Cooperação.

Fonte: Edmar Chaperman