Voltar

PNSR realiza oficina em Juazeiro/BA para discutir diretrizes do Programa

PNSR realiza oficina em Juazeiro/BA para discutir diretrizes do Programa

Esta semana acontece a oficina regional do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) no auditório da Univasf em Juazeiro/BA.
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 07 Jul 2017 10:31:19 -0300

Última modificação: Sex, 07 Jul 2017 10:39:19 -0300

Mesa de abertura da oficina do PNSR e participantes do evento

Foto: Suest/BA

O evento realizado pela Funasa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reúne entidades públicas e representantes de movimentos sociais relacionados às áreas rurais da região Nordeste do país.

As oficinas macrorregionais tem objetivo de ampliar o debate sobre o Programa, garantindo a participação dos mais diversos atores envolvidos em questões de saneamento rural e reconhecer as peculiaridades regionais.

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) consiste em um dos três Programas definidos pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), e sua construção vem sendo realizado pela Funasa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na abertura, a coordenadora de Saneamento e Edificações em Áreas Especiais da Funasa, Juliana Zancul, apresentou a imagem das mulheres rendeiras que tecem seus bordados, explicando que esta imagem emblemática tem sido usada em todas as oficinas e simboliza a forma como o PNSR está sendo construído: com várias mãos, várias linhas e várias cores. Tragam as mãos de vocês, as linhas e as cores do nordeste para a gente compor um pouco mais deste desenho, desta  renda que a gente está ampliando e construindo coletivamente, disse Juliana chamando os participantes da oficina a darem a sua contribuição.

Participaram da mesa da abertura do evento, o representante da Fiocruz, Alexandre Pessoa Dias, a representante da Presidência da Funasa, Juliana de Senzi Zancul, a representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima e, representando a Articulação Nacional dos Pescadores (ANP), Grupo da  Terra e Ministério da Saúde, Elionice Conceição Sacramento.

Outras informações podem ser encontradas visitando a página do PNSR e no  Facebook: PNSR em construção.