Voltar

Presidente da Funasa abre seminário sobre qualidade da água em Foz do Iguaçu

Presidente da Funasa abre seminário sobre qualidade da água em Foz do Iguaçu

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qua, 16 Ago 2017 15:18:39 -0300

Última modificação: Qua, 16 Ago 2017 15:37:09 -0300

Rodrigo Sérgio Dias fala na abertura de seminário sobre a qualidade da água - parceria da Funasa, Itaipu e PTI.

A adoção de tecnologias simples e baratas, como a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, também chamada de Salta-Z, desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem ajudado o Brasil a cumprir um dos mais importantes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - a ODS de número 6, que prevê "assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos".

A avaliação é do presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, que esteve em Foz do Iguaçu (PR) nesta terça-feira (15) para a abertura do 3º Seminário de Qualidade da Água. O evento, promovido pela própria Funasa, em parceria com Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), segue até quinta-feira (17), com uma extensa programação técnica.

Também participaram da cerimônia a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti; o diretor de Coordenação da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral; o diretor técnico da Fundação PTI, Cláudio Osako; e o presidente regional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Darci Ervino Schitz - entre outras autoridades.

"A qualidade da água consumida pelo brasileiro tem melhorado muito", assegurou Dias. "Nós temos prezado por essa melhora dia a dia, desenvolvendo novos sistemas de tratamento de água, simplificados, beneficiando comunidades extremas, como as ribeirinhas, quilombolas e comunidades de difícil acesso."

O Salta-Z utiliza filtros e dosadores artesanais, com baixo custo de aplicação e manutenção simples, obtendo como resultado padrões de água compatíveis aos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para o presidente da Funasa, que representou o ministro de Saúde, Ricardo Barros, no evento, essa tecnologia "será uma revolução do governo federal no combate a doenças provocadas pela água (contaminada)".

 

Terra das águas

 

Cida Borghetti observou que o seminário vai permitir a troca de experiência entre técnicos de todo o Brasil e destacou o fato de ser realizado na terra que abriga as Cataratas do Iguaçu - uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza - e a usina hidrelétrica de Itaipu - a recordista mundial de geração de energia.

"Quando o assunto é saúde pública, qualidade da água, Itaipu tem muito a nos falar", declarou - citando a parceria do governo do Estado com a Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa (CAB), para o processo de revitalização do Rio Iguaçu, anunciado no último dia 8. "Já estamos há dois anos com esse trabalho de revitalização e limpeza do Iguaçu e, agora, vamos adotar também a metodologia de Itaipu, que será muito importante para a continuidade do projeto."

A vice-governadora lembrou ainda dos investimentos feitos pelo governo do Estado em tratamento de água e saneamento básico, por meio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que refletem na saúde e na qualidade de vida da população. Essa condição, afirmou, permite ao Paraná contar com vários municípios entre os melhores do País.

"A Itaipu se preocupa cada vez mais com o conceito novo de segurança hídrica. Nós podemos observar no mundo todo e, agora no Brasil, em alguns momentos, que rios começam a não ter quantidade de água suficiente para cumprir todo o papel que água tem na vida no cidadão", disse o diretor de Coordenação de Itaipu, Hélio Amaral.

"O Cultivando Água Boa é muito bem sucedido, premiado pelas Nações Unidas. Nós iremos tentar disseminar essa cultura e o próprio programa em si em outros países e Estados do Brasil, como, por exemplo, na Bacia do Iguaçu. Mas também estamos dando um passo além que é a expansão do CAB nesse conceito maior de segurança hídrica e desenvolvimento regional sustentável", completou.

Após a cerimônia de abertura, o consultor da Direção Geral de Itaipu, João José Passini, apresentou a palestra magna do seminário. Passini falou sobre os programas socioambientais de Itaipu, com ênfase no Cultivando Água Boa, vencedor da 5ª edição do Prêmio Água para a Vida 2015, oferecido pela ONU, na categoria "Melhores práticas em gestão da água".

O 3º Seminário de Qualidade da Água é realizado no Auditório César Lattes, no PTI. Para conhecer a programação do evento, clique aqui.

 

Cerimônia de abertura lotou o César Lattes. Evento reuniu técnicos municipais, estudantes, professores e representantes da Funasa.

Fonte: http://jie.itaipu.gov.br