Presidente da Funasa fala sobre abastecimento de água e saneamento básico em entrevista à Rádio Nacional

Presidente da Funasa fala sobre abastecimento de água e saneamento básico em entrevista à Rádio Nacional

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 05 Nov 2019 16:49:15 -0300

Última modificação: Ter, 05 Nov 2019 18:02:14 -0300

Presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira (centro), nos estúdios da Rádio Nacional, em Brasília/DF. Foto: Valquíria Alves/Funasa

 

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, participou hoje (5), de entrevista exclusiva ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, em Brasília/DF. A conversa foi ao ar entre 8h e 9h da manhã e foi conduzida pelos âncoras Valter Lima (Rádio Nacional de Brasília), Miguelzinho Martins (Rádio Nacional da Amazônia), Cynthia Cruz (Rádio Nacional do Rio de Janeiro), Otto Farias (Rádio Nacional do Alto Solimões) e Anchieta Filho (São Paulo). Na pauta, assuntos como sistemas públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além da gestão de resíduos sólidos e o lançamento do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR).

Segundo o presidente da Fundação "o direito ao saneamento é essencial para o ser humano, mas o desafio é imenso. Hoje, a Funasa tem mais de 2,4 mil obras em andamento, distribuídas nas 27 unidades da federação, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, mas ainda há muito a ser feito", explicou. 

Nogueira comentou também que o Brasil produz uma média de 11 milhões de toneladas de lixo por dia e apenas 1,5% tem um destino adequado. "Esse lixo é lançado de forma irresponsável no meio ambiente. Quem produz o lixo não é responsabilizado", disse. Ele ressaltou que, por meio de parcerias com universidades, a Funasa deve promover investimentos na educação ambiental, com foco nos estudantes de ensino fundamental, visando formar uma nova geração com mais consciência sobre o seu papel na preservação do meio ambiente.

Ao longo da conversa, também foi informado que na última semanda de novembro será realizada, em Brasília, uma reunião com todos os superintendentes estaduais da Funasa para organizar o planejamento estratégico de 2020 e estabelecer metas específicas para cada unidade da federação, conforme as suas necessidades. "A orientação do governo é que possamos ter um olhar muito especial para as regiões Norte e Nordeste e, em especial, para as comunidades indígenas, quilombolas e os assentamentos", explicou.

Ao encerrar a entrevista, Nogueira destacou o papel do rádio como uma ferramenta poderosa para alcançar as pessoas. "O rádio é fundamental para promover uma revolução cultural de mudança de comportamento no que diz respeito a essas questões de responsabilidade ambiental. Sem o rádio não há transformação de sociedade, não há mudança de vidas. A Rádio Nacional é uma referência, pela sua natureza, seus princípios, sua transparência e responsabilidade com o jornalismo verdadeiro e puro", concluiu.

 

Clique aqui para baixar a íntegra da entrevista

 

Com informações do portal http://radios.ebc.com.br/