Voltar

Presidente da Funasa recebe governador da PB para ampliação do acesso ao saneamento básico no estado

Presidente da Funasa recebe governador da PB para ampliação do acesso ao saneamento básico no estado

Hoje a Fundação tem 331 convênios vigentes em 157 municípios que significa 70% do Estado
Por Amanda Miguel

Publicação: Ter, 28 Jan 2020 13:21:47 -0300

Última modificação: Ter, 28 Jan 2020 13:22:38 -0300

Ronaldo Nogueira recebe governador da Paraíba João Azevêdo Lins Filho e trata sobre investimentos em saneamento no Estado

Foto: Amanda Miguel

O governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho foi recebido pelo presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira e pela diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Roberto, na manhã desta terça-feira (28), em Brasília. Entre as tratativas da agenda estiveram os novos investimentos no estado para um maior acesso ao saneamento básico.

Cerca de 50% da população da Paraíba enfrenta restrição de algum serviço de saneamento básico segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS/IBGE). Como é o caso da coleta de lixo, que de forma direta ou indireta as pesquisas apontam um déficit de acesso de 16,8%. Diante de um cenário que vem sendo trabalhado para melhorar a qualidade dos paraibanos e os que passam pelo estado, a Funasa concluiu 34 obras no ano de 2019 na Paraíba e os investimentos abrangeram a construção de rede de água e esgoto, novas unidades sanitárias, instalação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z) e Melhorias Habitacionais para o controle da doença de Chagas.

Hoje, a Fundação tem 331 convênios vigentes em 157 municípios que significa 70% do estado. "Levar maior acesso ao saneamento básico significa prevenir a proliferação de doenças. Todo dia avançamos um pouco mais, e receber o governador do estado é uma satisfação para nós, pois acreditamos estar no caminho certo, o de um trabalho sério em prol dos brasileiros", disse o presidente da Funasa Ronaldo Nogueira.

Durante o encontro o presidente ainda falou do trabalho "Programa Saneamento Brasil Rural", lançado recentemente e que vai trabalhar o saneamento básico em áreas rurais e alcança as populações do campo, da floresta e águas e os povos originários, segmentos populacionais distintos.