Voltar

Presidente da Funasa visita Açailândia/MA para debater sobre resíduos sólidos

Presidente da Funasa visita Açailândia/MA para debater sobre resíduos sólidos

Município apresentou a Márcio Cavalcante proposta de gestão integrada e o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 16 Mar 2020 18:45:15 -0300

Última modificação: Seg, 16 Mar 2020 19:17:13 -0300

Márcio Cavalcante fala sobre gestão de resíduos sólidos em evento da CIM

Foto: Reprodução CIM

Nos dias 13 e 14, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Márcio Cavalcante, esteve presente em Açailândia, no Maranhão, para debater sobre saneamento básico. A reunião aconteceu na Câmara Temática Setorial de Saneamento Básico, do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM).

O objetivo do evento foi divulgar a proposta de gestão integrada do consórcio, tendo como tema Saneamento Básico, além de apresentar o primeiro projeto do município: o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos.

No primeiro dia, o presidente da Fundação participou da reunião para debater o sistema integrado, que conta com a participação de 27 municípios, todos consorciados com o CIM. Estes municípios articulam ações de coleta, transporte, recuperação de recicláveis e compostagem, para integrar as cidades que contarão com o aterro sanitário.

"Muitos munícipios conseguiram concluir sua obra, mas não conseguiram geri-las. Então, muitos casos, nível Brasil a fora, tem cobrado da Funasa para que ela trate dessa gestão compartilhada, por entender que os municípios, somando, tornam o custo mais barato para todo mundo. É um caminho para os pequenos municípios", afirma Márcio Cavalcante.

Para finalizar sua passagem pela cidade, Cavalcante visitou os espaços pretendidos para a implantação do projeto de Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos.