Voltar

Presidente da Funasa visita Estação de Tratamento de Água na Chapada dos Guimarães

Presidente da Funasa visita Estação de Tratamento de Água na Chapada dos Guimarães

Captação e Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, chega a beneficiar até 100 mil pessoas em períodos de alta estação
Por Ângelo Pacheco, sob supervisão de Daniel Ribeiro

Publicação: Ter, 23 Jul 2019 16:33:59 -0300

Última modificação: Ter, 23 Jul 2019 16:35:10 -0300

Comitiva da Funasa na visita a Chapada dos Guimarães

Foto: Ana Zompero

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Ronaldo Nogueira esteve na manhã desta terça-feira (23/07), no município de Chapada dos Guimaraes (MT), para visita técnica a Estação de Tratamento de Água (ETA), que chega a beneficiar até 100 mil pessoas em períodos de alta estação. 

"A Chapada do Guimaraes é um município turístico, o seu parque é tombado como Paisagem Cultural. Recebe diariamente muitos turistas de nosso país e do exterior. Oferecer o acesso a uma água de qualidade é mais que nossa missão, é uma obrigação", disse Ronaldo Nogueira.

O superintendente da Funasa no Mato Grosso Francisco Holanildo e a prefeita municipal de Chapada dos Guimarães Thelma de Oliveira explicaram o funcionamento da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município chamado 'Água da Chapada'.

Entre as estruturas que compõem a obra estão a Barragem de Captação Rio Peba, localizada a 11,5 km do Centro de Chapada dos Guimarães; a Estação Intermediária (booster), a 7,5 km da cidade; e ainda a expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada dentro do complexo do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Chapada, na área urbana do município. O sistema de fornecimento do produto adotado é o tradicional composto pelas etapas de captação da água, com a regulagem do PH do líquido, passagem pelo floculador (tratamento), decantador e filtros, que fazem o processo de cloração do líquido.

Para manter a estrutura funcionando, o córrego Cachoeira Rica se tornou um dos principais fornecedores de água potável da localidade, bem como seu afluente o córrego Vassoral, mananciais estes com maior potencial de abastecimento.

A obra tem um investimento de R$ 15 milhões, provenientes de uma parceria entre os governos federal e estadual, a reforma permite o aumento da capacidade de fornecimento de água de 50 litros por segundo atuais, para 100 litros por segundo.