Voltar

Primeira Oficina Técnica da Funasa em Plano de Segurança da Água é realizada em Florianópolis

Primeira Oficina Técnica da Funasa em Plano de Segurança da Água é realizada em Florianópolis

O evento, realizado entre os dias 25 a 29 de junho, contou com a presença de técnicos e envolvidos ao tema de todo o país
Por Amanda Miguel

Publicação: Ter, 03 Jul 2018 11:13:15 -0300

Última modificação: Ter, 03 Jul 2018 14:16:01 -0300

Solenidade de abertura da Primeira Oficina Técnica da Funasa em Segurança da Água em Florianópolis.

Foto: Lucas Achaval

Assegurar a qualidade da água foi um dos debates da primeira Oficina Técnica em Plano de Segurança da Água (PSA), em Florianópolis. O evento foi realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) através do Departamento de Saúde Ambiental, da Coordenação de controle da qualidade da água para consumo humano (Cocag) e com apoio da Superintendência Estadual da Funasa em Santa Catarina.

 

O PSA é uma ferramenta de gestão com foco na prevenção. O Plano tem uma visão mais ampla, pois avalia etapa por etapa, a questão dos perigos e eventos perigosos desde o manancial até o consumidor final.

 

Técnicos e envolvidos ao tema de todo país participaram do evento, que teve como principal objetivo incentivar e orientar os envolvidos a adotarem novas medidas, de modo oferecer uma água ainda mais segura, dentro dos padrões de potabilidade a população.

 

Municípios catarinenses, a exemplo de Florianópolis, São Ludgero, Joaçaba, Herval do Oeste e Luzerna, apresentaram ao resto do país exemplos de sucesso na elaboração e implantação do PSA. A chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa/SC, Angela Rosso, falou da importância do Plano de Segurança: Temos trabalhado no sentido de fomentar a implantação do PSA na cultura de gestão da qualidade dos serviços de saneamento. Eventos como esse possibilitam replicar as experiências exitosas em todos os estados. Estamos felizes", explicou

 

Durante o evento, os protocolos de rotina como a manutenção e a calibração de instrumentos e equipamentos; o controle de qualidade laboratorial; a limpeza e higiene de instalações; as boas práticas envolvendo pessoal técnico; controle de estoque e de qualidade de produtos químicos; o plano de manutenção e controle operacional para o sistema de dosagem, filtros, reservatórios e rede de distribuição e o programa de limpeza para os reservatórios de água tratada foram muito debatidos devido à importância dos procedimentos para evitar e monitorar os perigos identificados e eliminá-los - ou reduzi-los - em níveis aceitáveis por meio de ações preventivas.

 

"A oficina está sendo importante no sentido de capacitar e conscientizar servidores e instituições envolvidas com o processo de criação e implementação do PSA, junto aos prestadores de serviço. Assim, objetiva-se assegurar o fornecimento de uma água para consumo humano, com a qualidade exigida pela legislação vigente", disse Hamilton Carneiro, do Sodea de Feira de Santana - Suest/Sesam - Bahia.

 

O consultor Lucas Achaval avaliou positivamente o resultado da oficina. "Estou feliz com o resultado da nossa primeira oficina em Plano de Segurança da Água. Aqui vivenciamos a teoria, realizamos visita técnica, debatemos a realidade dos estados, orientamos e trocamos várias experiências. Tenho a certeza que esta Oficina foi a primeira de muitas que brevemente estaremos realizando", finalizou.