Voltar

Programa Nacional de Saneamento Rural disponibiliza suas diretrizes para consulta pública

Programa Nacional de Saneamento Rural disponibiliza suas diretrizes para consulta pública

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) é o caminho para que as populações tenham resguardado seus direitos à água, ao esgotamento sanitário, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 27 Set 2017 16:55:12 -0300

Última modificação: Sex, 29 Set 2017 13:34:00 -0300

Foto: UFMG/PNSR

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), tecido pelo diálogo de saberes populares e acadêmicos, é o caminho para que as populações do campo, da floresta, das águas e os povos indígenas tenham resguardado seus direitos à água, ao esgotamento sanitário, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem.

Uma das etapas do processo de construção do PNSR, que já realizou oficinas de discussão nas cinco regiões brasileiras, consiste na elaboração de diretrizes e estratégias que indiquem a direção a ser seguida por aqueles responsáveis por planejar e executar ações de saneamento voltadas para as populações do campo, floresta e águas e dos povos indígenas, sejam elas de caráter gerencial, educativo, de mobilização e participação social, ou de construção de soluções técnicas - de abastecimento de água, esgotamento sanitário, de manejo dos resíduos ou da água da chuva. 

As diretrizes devem ser compreendidas como orientações que definem um traçado ou um caminho a seguir. Fundamentadas em pressupostos, são instruções explicitadas em uma política, um plano ou um programa, com a finalidade de guiar as ações daqueles que desempenham algum papel no campo do saneamento. Já as estratégias são procedimentos pelos quais se procura materializar, trazer para o mundo real, cada diretriz. Por isso, devem levar em consideração as peculiaridades dos territórios e perspectivas dos diversos atores envolvidos e compromissados com o saneamento das comunidades rurais ¿ do campo, das florestas e das águas - e dos povos indígenas.

A construção das diretrizes e estratégias do PNSR tem sido um processo coletivo, alimentado, até o momento, pelos resultados dos trabalhos de campo, pelas discussões e resultados dos seminários e das oficinas locais, realizados na Escola de Engenharia da UFMG e, sobretudo, pelos debates e deliberações da ¿1ª Oficina do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR): Etapa Nacional¿, também realizada na UFMG.

Dando continuidade ao processo colaborativo, estamos disponibilizando para consulta pública o rol de diretrizes e estratégias referentes às dimensões tecnológica, compreendendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas da chuva, de gestão dos serviços de saneamento rural, e de educação e participação social. Os textos podem ser analisados e compartilhado acessando o link: http://pnsr.desa.ufmg.br/diretrizes-e-estrategias/ .

Para saber mais sobre a construção do PNSR, suas oficinas regionais e discussões, acessem nosso site: http://pnsr.desa.ufmg.br/ e https://www.facebook.com/redePNSR/

Fonte: UFMG/PNSR