Voltar

Projeto SanRural promove evento online: Pacto dos Municípios Goianos para Saneamento Rural

Projeto SanRural promove evento online: Pacto dos Municípios Goianos para Saneamento Rural

Ação é proveniente de parceria entre Funasa e UFG, que busca discutir saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 09 Jun 2021 15:01:15 -0300

Última modificação: Qua, 09 Jun 2021 15:03:17 -0300

Evento online discute saneamento rural e saúde ambiental com municípios goianos

Foto: Milena Castro

No dia 1 de junho, foi realizado o evento virtual ¿Pacto Goiano para Saneamento Rural¿, promovido pelo Projeto SanRural, que é um desdobramento da parceria entre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do TED n° 05/2017, que foi transmitido no canal oficial do YouTube da UFG - com link para interpretação em Libras. Foram abordados os produtos que estão sendo elaborados para as comunidades rurais e tradicionais, relacionados à saúde e ao saneamento. Representando a Funasa, estavam presentes a diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Roberto; o coordenador da Coordenação-Geral de Saneamento Estruturante (Cgsan), do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Getúlio Peixoto Filho; e o chefe da Seção de Planejamento e Acompanhamento (Sapla), da Superintendência Estadual da Funasa em Goiás (Suest/GO), Joaquim José Correa Neto.

O evento, que foi dividido em três partes - abertura, apresentação com professores e coordenadores do projeto SanRural e debate com os prefeitos - também contou com a colaboração do Programa de Extensão Politizar da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fundação de Apoio À Pesquisa (Funape), Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM) e União dos Vereadores do Estado de Goiás (UVEGO).

Dentre os produtos do projeto, foram apresentados o site; o Guia de Orientações: Projeto ¿Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás"; o Guia: Atribuições das equipes do Projeto SanRural; e o e-book dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (CESSA). Além dessas publicações, dados de municípios envolvidos no projeto foram coletados, analisados e entregues aos gestores dos respectivos locais. "Foi feito um diagnóstico em 115 comunidades rurais e tradicionais, de 43 municípios do estado de Goiás", afirmou o coordenador do SanRural, Prof. Paulo Sérgio Scalize.

Também foi debatido o protocolo de atenção primária à saúde de populações rurais e tradicionais do estado, que está em construção. Paulo reforça que o projeto respeitará as diversas características contida em cada cidade e suas necessidades. "Ele vai conter todo esse escopo, seja com o cuidado à saúde na educação popular, no saneamento básico, arboviroses, imunização. Então, o protocolo vai ser para o município, em que ele vai ter acesso e vai ter o documento para que possa ser implementado", explicou.

Além do protocolo, também está sendo realizado o roteiro de elaboração de um Plano de Segurança do Saneamento Rural (PSSR), proposto pelo SanRural, para que qualquer município possa fazer uso do documento e aplicar e elaborar o PSSR. Esses produtos serão importantes para subsidiar os municípios, que devem adequar suas políticas de acordo com o Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Com isto, a parceria da Funasa com a UFG possibilitará o diálogo entre universidade, gestores municipais, profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais. "A partir do Novo Marco do Saneamento, ficou muito claro qual seria a atuação dos órgãos do Poder Executivo Federal em termos de saneamento, principalmente, se tratando da Funasa", pontuou Getúlio.

Além das instituições presentes, também compareceram ao debate os representantes de municípios que possuem em seu território comunidades quilombolas, certificadas pela Fundação Palmares, comunidades ribeirinhas e assentamentos da reforma agrária, sendo eles: Abadia de Goiás, Goianésia, Minaçu, Professor Jamil, Flores de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Divinópolis de Goiás, Goiandira, Mimoso de Goiás, Palmeiras de Goiás e Niquelândia.

Para assistir a íntegra do evento, clique aqui.