PSA: São Ludgero é tema de oficina

PSA: São Ludgero é tema de oficina

Oficina apresentou ações que deram certo em município catarinense
Por Amanda Miguel

Publicação: Ter, 26 Jun 2018 18:48:59 -0300

Última modificação: Ter, 26 Jun 2018 18:50:41 -0300

Palestrantes em oficina do PSA em Santa Catarina

Foto: Amanda Miguel

A oficina técnica sobre Plano de Segurança da Água (PSA) continua em Florianópolis. Nesta terça-feira (26/06), entre as atividades estão sendo apresentados experiências de implantação do PSA em alguns locais do estado de SC, como  é o caso de São Ludgero.

Ricardo Venâncio, presidente da comissão de elaboração do PSA no SAMAE/ São Ludgero e Elton Peters, responsável pela ETE do município, apresentaram o processo de elaboração do PSA, dificuldades enfrentadas e a importância do apoio da Funasa para implantação de um melhor acesso a uma água de qualidade. 

Frente ao município de Joaçaba esteve Paulo Lamin, diretor do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae), que frisou a importância de se adequar um plano de segurança da água a realidade da população local. "Garantir o acesso a uma água de qualidade é extremamente importante. Nós atendemos além de Joaçaba outros dois municípios e temos a preocupação de adequar o PSA a realidade destas comunidades", disse. 

O consultor Lucas Achaval orientou sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de agua e como descreve lo. Bem como a construção e validação do diagrama de fluxo.  "Na implantação do PSA é importante que a equipe esteja motivada e sincronizada principalmente para o desenvolvimento da etapa de avaliação dos sistemas, onde vão ser avaliados os riscos por meio da identificação e caracterização dos perigos/eventos perigosos para estabelecer medidas de controle