Voltar

Quilombolas e assentados de Terenos (MS) recebem água da Funasa

Quilombolas e assentados de Terenos (MS) recebem água da Funasa

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 16 Jun 2017 14:54:15 -0300

Última modificação: Sex, 07 Jul 2017 11:12:01 -0300

Técnicos da Funasa na execução da perfuração do poço

Foto: Suest/MS

Levar água para áreas rurais de Mato Grosso do Sul. Com este objetivo, o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado, Marco Aurélio Santullo, juntamente com  a deputada federal Tereza Cristina e o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Aristides Ortiz,  estiveram, no último sábado, 10, visitando as obras de perfurações de poços artesianos nas comunidades rurais de Terenos/MS, município situado a 22 km de Campo Grande, a capital do estado.
Já no início da manhã, o superintendente e demais autoridades vistoriaram o andamento da obra da comunidade quilombola "Os Pretos", da Chácara Retiro, que está recebendo um poço artesiano. De acordo com a equipe de perfuração de poços da Fundação, a ação deverá atingir entre 130 a 140 metros de profundidade com uma vazão de cerca de 20 mil litros/hora e irá beneficiar 36 famílias.
Morador da comunidade, Antonio Luiz, comemora: "Antes a gente vivia com água de poço de boca (raso) e o tratamento era manual. A chegada dessa nova água vai beneficiar em muito a comunidade, pois será tratada, além de ajudar nas nossas pequenas plantações de hortifruti e o mais importante, nos trará muita saúde."
Após essa visita, foi realizada reunião com os assentados de São Pedro do Sul que também receberão poço artesiano para atender a esses pequenos produtores. Ao todo, 53 famílias serão favorecidas, encerrando definitivamente uma espera de anos para terem água em suas torneiras, melhorando assim a qualidade vida, o plantio e o pequeno cultivo no assentamento. A ação foi bastante festejada pela assentada Simone Xavier: ¿Com a chegada da água, tudo será muito bom para a nossa vida, pois temos enfrentado muita evasão na estiagem. Tirando o período de chuva, não podemos produzir nada, então, muitos acabam indo embora para lugares onde possam beber água e trabalhar."
Na ocasião, o chefe da Diesp, Aristides Ortiz, informou aos assentados que logo após o término dos trabalhos na Chácara Retiro, a perfuratriz irá imediatamente para o assentamento São Pedro do Sul, para iniciar a perfuração do poço artesiano naquele local, o que deverá acontecer esta semana. De acordo com Divisão de Engenharia da Funasa, ambas as obras estão sendo executadas em parceria com a prefeitura de Terenos e seguem as recomendações ambientais para esse fim.
De acordo com o superintendente, Marco Aurélio Santullo todo esse esforço do órgão, o da busca de recursos e imediato início das obras, visam o bem-estar das comunidades, para que desfrutem o mais rápido possível desse benefício que lhes trará qualidade de vida.
"Atualmente 376 mil pessoas em assentamentos do Mato Grosso do Sul não possuem água, temos 46 municípios para fazer saneamento rural e essas emendas da deputada Tereza também estão sendo utilizadas para aquisição de maquinários, novos equipamentos e saneamento nas cidades. Todo o dinheiro empenhado por ela para a Instituição já está disponível no nosso sistema financeiro de convênios para execução das obras. É uma grande conquista que a Funasa tem realizado através desta parceria com a parlamentar", explicou Marco Aurelio Santullo.
"Estamos cumprindo esse compromisso e já conseguimos trazer maquinário novo e moderno para a Funasa no MS, além de destravar recursos que estavam emperrados em Brasília, o que vem refletir diretamente na qualidade de vida e na produção de quem vive no campo. É uma parceria muito proveitosa essa que estamos estabelecendo com a Fundação", analisou a deputada Tereza Cristina. Na concepção da deputada essa frutífera parceria com a Fundação Nacional de Saúde, deverá resolver o problema de água nas comunidades rurais e para tanto, tem destinado boa parte dos recursos de emendas parlamentares para abastecer de vez, com água de qualidade, os pequenos produtores.
Estiverem presentes nos eventos moradores da comunidade quilombola "Os Pretos", do assentamento São Pedro do Sul; o vereador Xirú; o chefe de gabinete da prefeitura de Terenos, Wailey Rodrigues; o responsável pela Agricultura Familiar da Prefeitura, José Carlos de Moraes; servidores da Funasa e da prefeitura; além de outras autoridades.