Voltar

Reunião de diretoria da Funasa aborda Plano de Transformação Digital e apresentação de solução tecnológica para gestão de projetos

Reunião de diretoria da Funasa aborda Plano de Transformação Digital e apresentação de solução tecnológica para gestão de projetos

Por Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Seg, 13 Jul 2020 21:05:07 -0300

Última modificação: Ter, 14 Jul 2020 15:35:01 -0300

Presidente, diretores e coordenadores gerais da Funasa participam de reunião semanal de gestão

Na tarde desta segunda-feira (13/07), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) reuniu, na sede, em Brasília, a diretoria e os coordenadores gerais no encontro semanal de gestão para debater três temas: o Plano de  Transformação Digital 2020-2021, a minuta de diretrizes e critérios para perfuração de poços e a apresentação de uma ferramenta para gerenciamento de projetos de gestão estratégica.

O primeiro assunto foi a apresentação do Plano de Transformação Digital da Funasa 2020-2021, ministrada pelo coordenador-geral de Modernização e Tecnologia da Informação (CGMTI), Darlan Venturelli, com objetivo de prover os serviços digitais aos cidadãos, gerando valor público por meio de tecnologias digitais.

O Plano foi dividido em quatro eixos: Transformação Digital de Serviços - via automação dos serviços com desenvolvimento de soluções próprias; Consolidação de Canais Digitais - via integração com login único (acesso.gov.br); Interoperabilidade e Análise de Dados - via integração de bases de dados com diversos sistemas da Administração Pública Federal detentoras de informações governamentais sobre saneamento; e Projetos Especiais - via implementação de mecanismos inteligentes para apoio à Tomada de Decisões e Gestão de Riscos.

De acordo com o presidente da Funasa, coronel Giovanne Silva, a contratação de novos serviços de Tecnologia da Informação (TI) será mais eficiente, reduzindo o custo final à Fundação. "Se nós conseguirmos conter R$ 10 milhões, o dinheiro economizado poderá ser repassado para as outras áreas", disse o presidente.

Em seguida, a procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Ana Sallet, e o engenheiro do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antônio Ribeiro, apresentaram uma minuta para regulamentação de diretrizes e critérios para serviços de perfuração de poços viabilizados pela Fundação.

No terceiro e último tema, o consultor Ivan Cruz, do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), fez explanação sobre uma solução tecnológica que poderia auxiliar no gerenciamento de todos os processos da gestão da Funasa. Ele apresentou uma ferramenta, que estará disponível nos próximos seis meses, sem ônus à administração da Fundação. Ivan fez uma demonstração com exemplo de projeto, prazos, metas, gráficos e status da execução. 

Ao final do período de experimentação, as áreas técnicas definirão se há viabilidade da contratação da ferramenta, nos termos da legislação vigente, ou se a Funasa fará o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de projetos equivalente, por meio da TI, levando- se em consideração o interesse da Administração.

 

Reunião Semanal de Gestão