Voltar

Ronaldo Nogueira preside última reunião do ano com superintendentes estaduais

Ronaldo Nogueira preside última reunião do ano com superintendentes estaduais

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 13 Dez 2019 11:46:30 -0300

Última modificação: Sex, 13 Dez 2019 11:58:26 -0300

Ronaldo Nogueira (5º esq.) e Nelsinho Trad (4º esq.) participam da reunião de diretoria ampliada da Funasa, em Brasília/DF.

 

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, na companhia do senador Nelsinho Trad (PSD/MS), comandou o encerramento da Reunião Ampliada de Diretoria da Funasa, que aconteceu sexta-feira (06), no auditório do edifício-sede da Instituição, com a presença de todos superintendentes estaduais da Fundação.

Ronaldo Nogueira destacou importantes avanços da Funasa em 2019, a exemplo da continuidade à execução de obras de municípios integrantes de Regiões Metropolitanas, a retomada de obras paralisadas, a entrega de 316 obras, a pontualidade e efetividade nos desembolsos financeiros e a redução de gastos, além do lançamento do Programa Saneamento Brasil Rural.

Para o próximo ano, o presidente anunciou como meta a entrega de 380 obras e medidas para uma maior otimização dos repasses, transparência e eficiência na gestão dos convênios e execução de obras. "Em 2020, vamos avaliar o desempenho das superintendências por resultado de entrega de convênios celebrados, obras em andamento e obras entregues", ressaltou Nogueira.

Reuião Ampliada

A Reunião de Diretoria da Funasa, que teve início dia 02/12, apresentou aos superintendentes estaduais o Programa Saneamento Brasil Rural, modelos de gestão em saneamento, contratação de serviços complementares de engenharia, além de ações estratégicas em Controle da Qualidade da Água, Saúde e Educação em Saúde Ambiental e Gestão dos Instrumentos de Repasse e Programação Orçamentária.

Com apenas dois meses à frente da superintendência estadual da Funasa em Tocantins (Suest/TO), Fabiano Miranda elogiou a proposta da reunião, que possibilitou uma troca positiva de conhecimentos entre os superintendentes sobre as metas e realidades vividas em cada região. "Encontros como esse devem acontecer mais vezes, para que possamos nos somar pela Funasa, executar e concluir mais obras e projetos na área de saúde ambiental", disse Miranda.

Para a superintendente estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE), Luiza Ribeiro, a reunião ampliada foi um grande momento para conhecer melhor o Programa Saneamento Brasil Rural e modelos de gestão em saneamento nos estados. "O intercâmbio com os colegas superintendentes foi bastante positivo pela troca de experiências e aprendizado de boas práticas do saneamento rural, as quais pretendemos implementar na gestão da Funasa em Sergipe".

Saneamento Rural - Modelo de Gestão

Um dos palestrantes, Paulo Henrique Lustosa, secretário executivo de saneamento do estado do Ceará, fez a apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), que é o saneamento rural com gestão de serviços de água e esgoto em bases comunitárias. Ou seja, a população local assume o gerenciamento do sistema, garantindo a sua manutenção e operacionalidade.

Segundo Lustosa, a experiência dos modelos do SISAR, bem como das centrais de abastecimento de água na Bahia, têm tudo a ver com o Programa Saneamento Brasil Rural, já que, para ele, um dos maiores desafios do Programa é a sustentabilidade dos sistemas. "Depois de poucos anos, muitas obras entregues aos municípios são abandonadas. E o gerenciamento dos sistemas pela comunidade, garante uma maior operacionalidade e durabilidade dos sistemas", disse Lustosa.

Participaram ainda da reunião ampliada o diretor executivo, Márcio Sidney (Direx), os diretores do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Ruy Gomide; do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Figueiredo e do Departamento de Administração (Deadm), Carlos Barroso; além do auditor-chefe da Auditoria Interna (Audit), Rafael Ayoroa, a procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Ana Salett e o chefe de gabinete da Presidência (Gabpr), Paulo Lyra.