Roraima recebe a primeira unidade SALTA-z do estado

Roraima recebe a primeira unidade SALTA-z do estado

A Solução foi instalada na Estação Ecológica (ESEC) de Maracá, um patrimônio ambiental, histórico, cultural e científico de Roraima
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 15 Jun 2018 11:28:33 -0300

Última modificação: Sex, 15 Jun 2018 11:28:33 -0300

Salta-z implementada em comunidade paraense

Foto: Álvaro Pedreira

A Solução Simplificada de Abastecimento de Água por zeólita (SALTA-z) foi desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o seu principal objetivo é melhorar a qualidade da água local.  A inauguração da tecnologia foi realizada no mês de março.

Denominada SALTA-z a tecnologia faz uso de filtros e dosadores de construção e montagens artesanal de fácil operacionalização.  O sistema apresenta resultados compatíveis com as exigências da portaria de potabilidade do Ministério da Saúde (MS) e garante o acesso de comunidades em estado de vulnerabilidade a uma água de qualidade. 

 

A Ilha de Maracá, localizada a 135 km da capital Boa Vista, no médio Rio Uraricoera, norte de Roraima, entre os municípios do Amajarí e Alto Alegre. Um local que possibilita aos grupos, fora da esfera escolar e demais organizações da sociedade civil, conhecerem Maracá e entender a importância da unidade para a conservação da sociobiodiversidade. 

 

Contudo, um dos grandes problemas que existia na Ilha era a qualidade da água utilizada, pois a mesma era retirada diretamente do Rio Urarioera e consumida sem nenhum tipo de tratamento.

 

Devido ao problema, a Superintendência da Funasa no Estado (Suest/RR), por meio dos seus representantes no Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Maracá, identificou a necessidade de instalação de um sistema de tratamento de água sob a perspectiva de alcançar resultados compatíveis com as exigências da portaria de potabilidade vigente e contribuir com o acesso à água tratada.

 

¿Considerando o panorama de Roraima, especialmente no que tange as comunidades, surgiu a necessidade de levarmos as ações da Funasa, destacando o Projeto SALTA-z, que possibilita a essas pequenas comunidades o acesso a água para consumo humano e, assim, contribuir de forma direta para a redução das doenças causadas pela ingestão de água não tratada. Atenta a essa realidade, esta Superintendência está realizando em parceria com os municípios a implantação de cerca 50 SALTA-z em todo o Estado¿ destacou o superintendente Douglas Maia. 

 

O chefe da Estação Ecológica de Maracá (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Bruno de Campos Souza, agradeceu à Funasa em nome do ICMBio por proporcionar a realização de um grande desejo da direção da Ilha, água para consumo humano na torneira.