Voltar

Salta-z é selecionado para concorrer prêmio Municiência

Salta-z é selecionado para concorrer prêmio Municiência

Município de Abaetetuba se inscreve com a tecnologia Salta-z e é selecionado para concorrer prêmio de experiência inovadora
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 26 Dez 2017 13:51:37 -0300

Última modificação: Ter, 26 Dez 2017 15:14:43 -0300

Tecnologia Salta-z implementada na Comunidade Ilha do Maracujá no estado do Pará

Foto: Alberto Venturieri

Considerada uma experiência inovadora, a Solução Alternativa de Tratamento de Água (Salta-z), desenvolvida pela Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), foi selecionada para concorrer ao prêmio Municiência, uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal, que tem o propósito de espalhar as boas iniciativas de gestão para que sirvam de referência aos municípios de todo o território nacional.

Implementada no município de Abaetetuba, no Nordeste paraense, a Salta-z foi considerada uma experiência inédita nos municípios, sendo uma estratégia que contribui significativamente para a melhoria da gestão municipal, principalmente, porque envolve a questão da qualidade da água, numa região tão escassa de recursos hídricos potável.

Uma ação pioneira da Confederação Nacional de Municípios (CNM), busca reconhecer os gestores que têm buscado alternativas inovadoras para os seus municípios, além de disponibilizar soluções adaptáveis e acessíveis para outros municípios brasileiros.

Essa é a segunda edição do Prêmio, e apenas na primeira etapa da premiação a CNM recebeu 252 inscrições de projetos inovadores realizados em 102 Municípios brasileiros. Ao todo, 21 Estados estão representados. O Nordeste é a região com mais participantes (32 Municípios), seguida do Sul (31 Municípios) e do Sudeste (25 Municípios). Norte e Centro-Oeste terão sete e seis municípios representantes, respectivamente.

A votação nacional será entre os dias 20 de março e 27 de abril, de forma on-line, por meio do site do MuniCiência. O resultado final será anunciado no dia 30 de abril de 2018.

Os vencedores terão os seus projetos apresentados durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prevista para maio de 2018, e publicados em Guias de Reaplicação da CNM. Ainda participarão de viagem internacional para intercâmbio de experiências.

Agora é só torcer para que a Salta-z seja uma das premiadas e possa ser disseminada em diversos municípios brasileiros, facilitando a vida de quem precisa de água limpa para beber. Vamos lá Salta-z!