SALTA-z fornece água potável para mais de 12 mil habitantes no Pará

SALTA-z fornece água potável para mais de 12 mil habitantes no Pará

Municípios de Chaves, Santarém, Prainha, Oeiras, Aveiro e Cametá receberam a tecnologia
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 10 Dez 2020 11:33:42 -0300

Última modificação: Qui, 10 Dez 2020 11:39:12 -0300

Diferença da água do Rio Apaiari para a água tratada no SALTA-z.

Foto: Grupo Técnico Municipal de Chaves/PA

Com o propósito de fornecer água potável às comunidades ribeirinhas, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Pará (Suest/PA), finalizou a implantação da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água por Zeólita (SALTA-z). Desde de 2019, foram implantadas 39 unidades da tecnologia, atendendo cerca de 12,6 mil habitantes dos municípios de Chaves, Santarém, Prainha, Oeiras, Aveiro e Cametá.

De acordo com o superintendente da Suest/PA, Mauro Rodrigues, a Suest planeja ampliar o projeto no próximo ano no estado. "Estamos contando que, a partir de 2021, nós consigamos expandir a implantação em mais municípios. Nós temos um grande número de comunidades que enfrentam o problema da falta de água potável. Não só aqui no Pará, mas no Brasil como um todo. O SALTA-z é um programa da Funasa de altíssima importância. Estamos levando qualidade de vida e dignidade para a população", ressalta.

Ao todo, foram estabelecidos seis Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre a Suest/PA e os municípios. Em Chaves, cinco unidades foram instaladas, atendendo 880 habitantes e, até 2021, serão mais 10 entregas de equipamento. No dia 4 de dezembro, a comunidade de Vila Nedi Barbosa recebeu a mais nova instalação, realizada pelo Grupo Técnico Municipal (GTM), que participou da capacitação dos multiplicadores em setembro, ministrada pelos técnicos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam). 

A oficina de formação de multiplicadores capacita técnicos para execução das ações estruturais, manutenção da qualidade de água e educação em saúde ambiental. O representante da associação dos moradores de São Benedito, Sandro Nogueira, participou da capacitação e conta que é a primeira vez que o município tem distribuição de água tratada. "Estou muito feliz por ter chegado a SALTA-z pela primeira vez, depois de muitos anos na nossa localidade. A água potável vai ser muito importante para a população, por evitar doenças", disse.

Para o prefeito de Chaves, Bira Barbosa, a parceria da Fundação proporcionou à população ribeirinha o direito de ter água potável. "Pela primeira vez, em 265 anos, os moradores do município de Chaves, conseguem beber uma água de boa qualidade. Em outros tempos, a água era coletada de poços que foram perfurados, mas salubre e ferruginosa. Com a chegada da SALTA-z, a população recebe água filtrada e tratada. Os moradores que estão recebendo o sistema hoje estão felizes e festejando. Só temos a agradecer a Funasa por nos ter permitido a ter acesso a esse equipamento", enfatiza.

Instalação em outros municípios

Nos dias 28 de setembro a 2 de outubro, duas implementações foram concluídas nas comunidades Centro do Aritapera e Carapanatura, no município de Santarém. Neste mesmo período, no município de Prainha, foi concluída a última unidade na comunidade de Igarapé do Cuçari, sendo esse município contemplado com nove unidades, por meio do ACT nº 14/2018.

Em Oeiras do Pará, entre os dias 12 e 17 de outubro, foram instaladas quatro unidades nas comunidades de Cristão Arioca, Cristão Carucuru Boca, Cristã Mocajatuba e Cristão Barrada. As outras seis já haviam sido implementadas em 2019, pelo ACT nº 05/2019.

No final do mês de outubro, foi realizada a oficina de multiplicadores na zona rural do município de Aveiro, em Tavio e instalada a primeira SALTA-z na comunidade. A instalação foi feita pelo GTM que é capacitado para dar continuidade na instalação das outras duas tecnologias em Prainha do Açaituba e Tumbira. A conclusão se dá após as análises da qualidade da água, verificadas pela Suest/PA.

Já no município de Cametá, foram finalizadas as cinco SALTA-z no período de 9 a 13 de novembro. Pelo ACT 28/2018, o município recebeu 10 unidades, sendo que cinco foram concluídas em 2019, beneficiando aproximadamente seis mil habitantes.

Para Eládio Braga, um dos idealizadores da Solução, a efetividade da tecnologia se dá na diminuição de doenças de veiculação hídrica. "O impacto é exatamente avançar na redução de doenças decorrente do uso de águas comprometidas, principalmente, nessas comunidades rurais, difíceis de cobertura de saneamento. A SALTA-z é uma tecnologia de forma simplificada, na entrega do bem ao usuário com uma resposta rápida", explica.