Voltar

SALTA-z fornece água tratada ao município de Porto Velho/RO

SALTA-z fornece água tratada ao município de Porto Velho/RO

Comunidades de Agrovila Nova Aliança e Agrovila Rio Grande foram as primeiras a receber os equipamentos. Outras 17 comunidades serão atendidas até o fim de 2021
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 22 Out 2020 17:11:26 -0300

Última modificação: Qua, 28 Out 2020 13:55:01 -0300

Inauguração da SALTA-z na Agrovila Nova Aliança, localizada no município de Porto Velho/RO

Foto: Suest/RO

Cerca de 300 famílias das comunidades Agrovila Nova Aliança e Agrovila Rio Grande, localizadas na Estrada da Penal, em Porto Velho, Rondônia, foram atendidas com a instalação de mais uma unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z). A montagem e a operacionalização da tecnologia ocorreram entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A inauguração foi realizada no dia 20 de outubro.

A ação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 004/2018 entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Prefeitura de Porto Velho. O ACT prevê a instalação de 20 unidades dos equipamentos até 2021, atendendo cerca de três mil habitantes. Na comunidade de Agrovila Rio Grande, a instalação já foi finalizada e, em Vila Calderita, a previsão é para novembro deste ano.

De acordo com a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Rozana Santos, os moradores utilizavam um poço artesiano, desprovidos de qualquer tipo de tratamento, para comer, beber e tomar banho. "Todas as comunidades são carentes de água potável e utilizavam soluções alternativas individuais, sem nenhum tipo de tratamento", disse. 

Para a instalação da estrutura, foi necessária uma ação conjunta entre Funasa, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em Porto Velho (Semagric) e membros da Associação de Moradores da região.

O agente comunitário de saúde, Raimundo Alex Ventura, conta que há 15 anos não existe água tratada, o que permite a proliferação de doenças de veiculação hídrica. "Esse sistema vai trazer grande benefício imediato à população. Há um grande índice de diarreia e vômito, devido a contaminação da água e agora, com a SALTA-z, vamos ter água tratada, boa para o consumo humano", ressalta.

Para o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Nova Aliança, Eliomar Silva, a Solução terá grande impacto na rotina dos moradores da região. "Esse projeto é qualidade de vida para a comunidade. Somos gratos a Funasa por esse projeto, em parceria a Prefeitura de Porto Velho", finaliza.

Até o ano que vem, as unidades de SALTA-z serão instaladas nos municípios de Boa Vista, Boa Vitória, Brasileira, Cavalcante, Conceição da Galera, Demarcação, Firmeza, Ilha de Assunção, Ilha Nova, Nazaré, Papagaios, Pombal, Ressaca, Santa Catarina, Terra Caída, Terra Firme e Tira Fogo.