Voltar

Salta-z ganha espaço no Fórum Mundial da Água

Salta-z ganha espaço no Fórum Mundial da Água

Salta-z é apresentado em Painel no 8º Fórum Mundial da Água
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 21 Mar 2018 11:29:56 -0300

Última modificação: Qua, 21 Mar 2018 11:29:56 -0300

Prefeito de Abaetetuba/PA, Alcides Negrão, em palestra no Painel "Abordando a lacuna do saneamento" no WWF8

Foto: Edmar Chaperman

Nas discussões sobre o saneamento ser colocado como prioritário na questão da escassez de água no mundo, a Solução Alternativa de Tratamento de Água por Zeólita (Salta-z) desenvolvido por técnicos da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA) ganhou destaque no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília/DF essa semana.

Apresentada no Painel "Abordando a lacuna do saneamento" pelo prefeito de Abaetetuba/PA, Alcides Negrão, a tecnologia da Funasa foi retratada como uma solução encontrada pelo gestor do município para oferecer água de qualidade à população. Segundo prefeito a implantação da Salta-z no município atende cerca de 4 mil habitantes, com 4 sistemas simplificados instalados na localidade.

"Com a Salta-z tivemos um ganho grande. Primeiro foram os indicadores do saneamento, principalmente na saúde, as doenças que são provocadas através do consumo de água , graças a Deus, ao Salta-z e a parceria entre prefeitura de Abaetetuba com a Funasa", ressaltou o prefeito.

Na apresentação do Painel, o prefeito explicou toda a sistemática da solução e, por meio de um vídeo mostrou a realidade enfrentada pela região norte e principalmente pela população de Abaetetuba. O vídeo mostrou ainda como a Salta-z pode melhorar a qualidade da vida da população atendida. "É isso que nós queremos, pegar essa experiência e socializar com todo o país e, principalmente, com o povo menos favorecido que tem dificuldade ao tratamento de água, dificuldade à saúde de qualidade", disse Negrão.

Na oportunidade o gestor municipal, muito emocionado agradeceu pela implantação da Salta-z e demonstrou a vontade de propagar a tecnologia onde ela puder ser implementada. "A nossa experiência do município, da região norte, onde a população não possui um poder aquisitivo está servindo de referência para o país e para o mundo, então estamos muito agradecidos e temos certeza que nossa experiência poderá contribuir e salvar muitas vidas, porque ainda hoje na nossa região morrem crianças com problemas de diarréia, de cólera, de tifóide, de meningite. Então o tratamento de água vai dar uma economia nos investimentos com a saúde e vai acima de tudo preservar e manter nossas pessoas com vida", destacou.

A meta da prefeitura é atender mais de 50 mil habitantes, e para isso solicitou mais protótipos à Funasa, que vai disponibilizar 50 filtros para o município ainda neste ano.

Prêmio Municiência - Experiência inovadora em gestão municipal

Concorrendo ao Prêmio Municiência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Salta-z foi inscrita no concurso pela excelente experiência na Prefeitura de Abaetetuba/PA. Registrado no projeto "Práticas Inovadoras", a CNM verificou a solução e fez o acompanhamento da proposta e reconheceu a Salta-z como experiência inovadora que vai ao encontro da necessidade dos munícipes com baixo investimento.

"Após o cadastramento da Salta-z no concurso e aprovação da CNM, aceitamos participar. Já que essa adesão ao Municiência nos dá um parâmetro, porque entramos com mais de 200 concorrentes, ficamos em 30º e agora estamos entre os 15 do país. Isso mostra que muito gente vai olhar com bons olhos para essa prática e vai buscar essa experiência para tentar plantar no seu município e tentar dar uma resposta positiva na questão do saneamento", explicou o prefeito.

Para votar e escolher a Salta-z como experiência inovadora clique aqui