Voltar

SALTA-z leva água potável para 58 comunidades de Limoeiro do Ajurú/PA

SALTA-z leva água potável para 58 comunidades de Limoeiro do Ajurú/PA

Mais de 14 mil pessoas foram atendidas com a implantação da tecnologia da Funasa
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 05 Out 2020 11:09:26 -0300

Última modificação: Seg, 05 Out 2020 11:10:09 -0300

Mais 58 comunidades paraenses são atendidas pela SALTA-z, da Funasa

Foto: Suest/PA

A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde no Pará (Suest/PA), por meio do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), finalizou a implantação de mais oito unidades da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-Z) nas comunidades ribeirinhas do município de Limoeiro do Ajurú, no estado do Pará.

A última etapa de instalação dos equipamentos aconteceu entre os dias 07 e 12 de setembro, atendendo as populações de Feitoria, São José, Santa Maria, Saracá da Costa, Ponta do Flexal, Bela Vista, São Benedito e Anajás de Cima.

Ao todo, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Funasa e o município de Limoeiro do Ajuru contemplou 58 comunidades, favorecendo uma população de 14.927 habitantes. Nessa modalidade, não há transferência voluntária de recursos financeiros entre os membros para efetivação e execução do referido acordo.

As despesas necessárias para a consecução da implementação - pessoal, deslocamentos, comunicação entre os órgãos - correram por conta das dotações específicas constantes nos orçamentos dos partícipes.

Para o alcance do objeto pactuado, os partícipes obrigam-se a cumprir o plano de trabalho que faz parte integrante e indissociável do presente ACT, bem como toda documentação técnica que dele resulte.

De a chefe do Sesam, Leila Rosal, a maior importância se dá no impacto da saúde da população, como medida preventiva em favor das comunidades não urbanizadas e no saneamento rural, relacionada à água destinada ao consumo humano. "Ao cumprirmos efetivamente as diretivas da missão institucional, levando obras e benefícios, proporcionamos melhor qualidade de vida a essas populações", disse.

 

O que é a SALTA-z?

A SALTA-z é um sistema de baixo custo para tratamento de água, por meio de uma estrutura física simplificada para clarificar, filtrar e desinfetar águas de superfície e subterrânea. Foi desenvolvida com o intuito de favorecer o acesso à água potável para populações rurais, sem acesso a outra fonte de abastecimento seguro.

O processo de implantar unidades de SALTA-z faz parte do ACT, que enfatiza a corresponsabilidade, a relação dinâmica estabelecida entre o ambiente e a saúde, além do desenvolvimento de ações sustentáveis relacionadas ao suprimento de água potável para consumo humano.