Saneamento no Nordeste pauta palestra de superintendente da Funasa

Saneamento no Nordeste pauta palestra de superintendente da Funasa

No segundo dia de congresso superintendente do Ceará apresenta primeira SALTA-z do Nordeste
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 29 Mai 2018 20:10:55 -0300

Última modificação: Qua, 30 Mai 2018 10:35:49 -0300

Superintendente estadual no Ceará, Ricardo Silveira, apresentando no 48º CNSA

Foto: Patrícia Gusmão

"Estratégias para desenvolver o saneamento no Nordeste: oportunidades e desafios" foi o tema da palestra desta terça-feira, 29 ministrada pelo superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Silveira, durante o 48º Congresso da Assemae (Fortaleza/CE).

O palestrante falou da contribuição da Funasa para o desenvolvimento da Região Nordeste. "Nossa área de atuação é ampla, entre alguns programas estão os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de resíduos sólidos, as melhorias sanitárias, cooperação técnicas e tantas outras ações que vão ao encontro da melhoria da qualidade de vida dos nordestinos", explicou o superintendente estadual. Ricardo disse ainda que até julho deste ano pretende perfurar 150 poços profundos para beneficiar as comunidades rurais cearenses, além da implementação da SALTA-z em Mambaça, município cearense.

Com foco na qualidade da água para consumo humano, o engenheiro Rainier de Azevedo apresentou dois trabalhos técnicos sobre utilização de filtro artesanal a base de zeólita e uma abordagem sobre a produção dos resumos executivos da Funasa.

Já no estande foram ministradas duas palestras, pela manhã o coordenador de Educação em Saúde Ambiental, Hamilton Goes, falou sobre o fomento à educação como estratégias de apoio aos municípios e na parte da tarde o técnico Neilton Nascimento divulgou a oficina de capacitação sobre política de cobrança da prestação dos serviços de limpeza urbana e Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Houve também a apresentação da SALTA-z durante todo o evento.