Voltar

Secretário-executivo do Ministério da Saúde visita a Funasa

Secretário-executivo do Ministério da Saúde visita a Funasa

Élcio Franco alinhou diretrizes com o presidente da Fundação, coronel Giovanne Silva, conheceu melhor o Programa Saneamento Brasil Rural e elogiou o trabalho realizado da Instituição no saneamento e saúde ambiental
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 10 Ago 2020 14:52:00 -0300

Última modificação: Seg, 10 Ago 2020 18:05:23 -0300

Coronel Giovanne Silva recebe o secretário-executivo, Élcio Franco (a esq.), e o diretor do Degip/MS, Reginaldo Ramos Machado (a dir.) na sede da Funasa, em Brasília

Foto: Daniel Ribeiro/Funasa

Na manhã desta segunda-feira (10/09), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), coronel Giovanne Silva, recebeu o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, acompanhado do diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (Degip/MS), Reginaldo Ramos Machado para uma reunião e a apresentação do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), na sede da Fundação, em Brasília.

Durante a reunião, foi feito um alinhamento de algumas diretrizes entre a Funasa e o Ministério da Saúde para integrar melhor todas as ações de saúde, dentre elas, a saúde preventiva, por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, que fazem parte da missão institucional da Fundação.

Em seguida, Carolina Menezes, coordenadora da Coordenação de Saneamento em Áreas Rurais e Comunidades Tradicionais, fez uma apresentação do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), abordando seus eixos e ações. Logo após, foi apresentado um vídeo institucional, proporcionando uma visão geral do Programa e da atuação da Funasa.

Após a apresentação, o Coronel Giovanne Silva ainda fez uma prestação de contas acerca dos seus dois meses de trabalho à frente da Funasa. Ao final, agradeceu a visita do secretário-executivo e do diretor da Degip/MS. "É uma honra estar recebendo o senhor aqui, secretário, que veio fazer uma visita de cortesia. Eu, como presidente da Funasa, agradeço muito e, ao mesmo tempo, aproveito para apresentar a nossa metodologia de trabalho. Eu costumo dizer que eu não serei o melhor presidente da Fundação, mas com certeza, vou ofertar o meu melhor para a instituição, sempre aplicando as regras da Governança, sobretudo, a transparência e a accountability, da compra de um clip de papel até a entrega de uma obra. A gente sempre vai ser assim: ser transparente e prestar contas, sendo transparente na hora de decidir e prestar contas em cima daquilo que nós decidimos", disse.

O secretário-executivo parabenizou o trabalho feito na atual gestão da Funasa e falou sobre a importância da Fundação para o país, colocando a Secretaria Executiva à disposição para alinhar ações, seguindo os princípios da Administração Pública. "Eu me coloco, em nome do ministro, à disposição em tudo que puder ajudar, que é a finalidade da Secretaria Executiva. A nossa ideia é favorecer o diálogo. A gente, realmente, tem que trocar ideia. Às vezes, a ideia é boa, mas não dá para fazer. Às vezes, a que eu tenho também não dá, mas a gente junta as duas e consegue achar uma solução conjunta que vai buscar a sinergia e vai resolver os problemas. Talvez, não da forma como a gente quer, mas vai resolver problemas. E com o mais importante: com transparência, com legalidade, com tempestividade. Vocês estão de parabéns e nós estamos à disposição", ressaltou.

Ao final do encontro, ficou decidido que será feita uma apresentação sobre a Funasa e suas ações aos superintendentes do Ministério da Saúde em três datas: 21/08, 4/09 e 18/09.

Para Giovanne Silva, estas datas servirão para alinhar as ações de saneamento e saúde ambiental no rol de atuação em saúde do órgão executivo do Governo Federal. "É preciso integrar mais, com todos os eixos do Ministério da Saúde", enfatizou.