Voltar

Servidores da Funasa participam de workshop sobre SNIS

Servidores da Funasa participam de workshop sobre SNIS

Plataforma reúne informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade dos serviços de Água e Esgotos, abrangendo todos os municípios brasileiros e orientando a aplicação de recursos e auxiliar no planejamento e execução de políticas públicas. Equipe do SNIS está realizando um levantamento de municípios no campo de atuação da Funasa sobre o processo de preenchimento dos dados para garantir que todos consigam cumprir o prazo
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 20 Mai 2021 18:34:07 -0300

Última modificação: Qui, 20 Mai 2021 18:37:58 -0300

Workshop online buscou orientar servidores da Funasa a utilizarem diversos recurssos do SNIS

Foto: Marcos Almeida

Na última terça-feira (18/5), foi realizado o "Workshop On-line do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)", promovido pela Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O evento, que contou com a presença do, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Coronel Giovanne Silva, teve como objetivo de fornecer informações gerais em relação às ferramentas do SNIS aos servidores da Funasa e capacitar os técnicos das áreas finalísticas a utilizarem os instrumentos de preenchimento de formulários para coleta de dados sobre água e esgotos, resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

Além do presidente, o encontro virtual também contou com a participação do coordenador-geral substituto de gestão integrada do MDR, Paulo Rogério, e do chefe de gabinete da SNS, André Braga Galvão. Também estiveram presentes os representantes das três frentes do SNIS: Valmir de Moraes, representando a equipe de Água e esgoto; Thaianna Cardoso, representando a equipe de Resíduos sólidos; e Wagner Araújo, representando a equipe de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

Durante o workshop, os técnicos do SNIS explicaram a importância do sistema e deram informações gerais sobre suas características, orientando também sobre como acessar o sistema e como os municípios devem fazer o cadastro em cada uma das frentes, realizando o "Primeiro Acesso". Durante o encontro, ainda forneceram instruções gerais para que os servidores da Funasa possam auxiliar os municípios no preenchimento dos formulários com os dados reais localidade.

O SNIS é uma plataforma que reúne informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade dos serviços de Água e Esgotos, abrangendo todos os municípios brasileiros e orientando a aplicação de recursos e auxiliar no planejamento e execução de políticas públicas. Então, a tecnologia torna-se primordial na avaliação de desempenho dos serviços e aperfeiçoamento da gestão no setor de saneamento básico no Brasil, elevando os níveis de eficiência, eficácia e guiando as atividades regulatórias.

O Ciclo de Coleta do SNIS é dividido em: Pré-coleta - que ocorre a atualização de cadastros e melhorias nos sistemas de coleta -, coleta de dados - onde são preenchidos os questionários com apoio das equipes técnicas do SNIS -, análise de dados e versão preliminar - em que ocorre a análise automática e manual dos dados, além da detecção de inconsistências -, desenvolvimento dos diagnósticos - onde são geradas as versões finais das planilhas das informações e dos indicadores - e publicação dos diagnósticos - onde o resultado é publicado no site do SNIS e disponibilizados a todos.

Funasa e o Ciclo de Coleta do SNIS

Para a otimização da utilização da plataforma pelos servidores da fundação, Sérgio Brasil, representante do SNIS, da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), orientou a importância de verificar e de ler os glossários de cada frente antes do preenchimento dos dados. "Como é uma nova ferramenta para a Funasa, é importante conhecer bem o nosso glossário, pois, lá está disposto o detalhamento dos nossos indicadores", explicou.

Segundo Thaianna Cardoso, também é essencial auxiliar os gestores dos municípios, que são os titulares das informações, na inserção dos dados e do preenchimento no sistema. "Estamos otimistas com os resultados deste ano e com o envolvimento dos municípios na coleta de dados, principalmente com o apoio que a Funasa nos dá", disse.

O Coronel Giovanne Silva afirmou que, mesmo com as dificuldades enfrentadas no recolhimento de dados dos pequenos municípios, a fundação tem trabalhado para garantir a participação dos municípios no SNIS. "Como trabalhamos com municípios muito pequenos, muitas vezes, eles não têm corpo técnico suficiente para fazer esse trabalho. Porém, reconhecemos a importância do SNIS para uma política pública bem definida, sendo baliza e esclarecendo a destinação do recurso público. Por isso, teremos que nos adaptar muito rápido, devido ao Novo Marco Legal (do Saneamento). Então queremos aprender sobre o SNIS, mas queremos que isso chegue aos gestores municipais. Para isso, estamos atualizando os manuais internos da Funasa, para colocar isso como uma exigência", declarou.

De acordo com Elvira Lyra, da Coordenação Geral de Convênios (Cgcon), da Diretoria-Executiva da Funasa, as superintendências já foram orientadas quanto ao sistema. No momento, a equipe do SNIS está realizando um levantamento de municípios no campo de atuação da Funasa sobre o processo de preenchimento dos dados para garantir que todos consigam cumprir o prazo.

O Ciclo de Coleta do SNIS 2021, com a coleta de informações referentes ao ano de 2020, iniciou em 6 de abril de 2021 e o prazo para finalização vai até 31 de maio de 2021.