Voltar

Suest/MG promove requalificação de operadores de SALTA-z

Suest/MG promove requalificação de operadores de SALTA-z

Ação foi desenvolvida em sete municípios e recapacitou moradores de diversas comunidades
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 20 Jul 2021 15:54:24 -0300

Última modificação: Ter, 20 Jul 2021 16:12:41 -0300

Operadores da SALTA-z durante capacitação

Foto: Suest/MG

Entre os dias 13 e 15 de julho, a Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais (Suest/MG), por meio da equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), promoveu a requalificação de operadores da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-z) em Montes Claros. As oficinas foram destinadas aos servidores municipais de sete municípios: Carbonita, Bocaiúva, Francisco Sá, Manga, Novo Cruzeiro, Olhos D'água e Paracatu e buscam identificar as necessidades de cada região.

Os técnicos Jaime Costa, chefe do Sesam; Pedro Castro; biólogo da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua); Roberto Carlos, da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc) e o Hércules Ferreira, do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), juntos com a superintendente estadual, Edicleusa Veloso, realizaram diversas visitas para o monitoramento e avaliação dos trabalhos nos municípios atendidos, verificando a necessidade de capacitação para atualização das equipes responsáveis pela SALTA-z, ensinando de forma didática e prática sobre a estrutura, manutenção da qualidade da água e educação em saúde ambiental.

Devido ao isolamento social, causado pela pandemia, muitos conteúdos e aprendizados necessários para a montagem e a operação das soluções se perderam. Outro ponto que contribuiu para isto, foram as mudanças de gestão de muitos municípios, resultando na alteração das equipes inicialmente capacitadas. Sendo assim, as prefeituras solicitaram uma nova capacitação para proporcionar a correta operacionalização do sistema, com o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento e adiantar as novas capacitações já planejadas.

"Essa é uma atividade muito importante para as cidades. Com essa requalificação, os técnicos municipais serão os multiplicadores do conhecimento teórico e prático, de forma didática, aprimorando a operacionalização da SALTA-z, levando a melhoria no atendimento dos serviços de abastecimento de água tratada à população das comunidades atendidas, o que aumentará a sustentabilidade dessas ações desenvolvidas pela fundação", ressaltou a Edicleusa.