Voltar

Suest/MS realiza coleta e análise da água em zona rural

Suest/MS realiza coleta e análise da água em zona rural

Durante a inspeção nas comunidades sul-mato-grossenses foi apresentada Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 17 Mar 2021 11:58:29 -0300

Última modificação: Qua, 17 Mar 2021 11:58:48 -0300

Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) no município de Alcinópolis

Foto: Assessoria Prefeitura Municipal de Alcinópolis

Na tarde da última segunda-feira (15/03), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), visitou as comunidades Assentamento Santa Fé e Vila Novo Belo Horizonte, onde atuará na coleta e análise da qualidade da água.

Durante a inspeção nas comunidades localizadas na zona rural do município de Alcinópolis, também foi apresentada, aos moradores, a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA). O exame foi realizado pelo farmacêutico da Seção de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (SACQA), Marconi Bezerra, e o motorista, Luziano Fonseca, além de outras autoridades municipais e estaduais e moradores das regiões.

A equipe atuará nas comunidades, até a próxima quinta-feira (18/03), com o objetivo de determinar a qualidade da água distribuída. Serão coletadas as amostras nos poços espalhados pelas comunidades, que seguirão em análises na UMCQA. Após o diagnóstico, serão emitidos relatórios sobre a qualidade da água consumida pelos moradores das duas regiões, além de orientar os gestores para eventuais tratamentos.

De acordo com Marconi, além de saneamento, também é indispensável ter colaboração da prefeitura na promoção de ações educativas para sensibilizar a população, conscientizando-os sobre a importância de se ter água tratada. "No final desta ação iremos propor novas parcerias com a Funasa em conjunto com o município para a implantação da Educação Ambiental e instalação de cloradores de água, para que a população consuma água tratada", esclarece.